Enes Freedom é caçado pelo governo da Turquia. Em resumo, o ex-Boston Celtics, entre outras franquias, está sendo procurado pelo governo de seu país, a Turquia. A saber, o governo turco já anunciou um valor de US$ 500 mil dólares apenas por informações sobre o paradeiro do atleta. Confira detalhes.
Enes Kanter Freedom na NBA
Freedom não joga uma partida desde o início de 2022. O atleta nascido na Suíça e filho de pais turcos, tinha vínculo com o Boston Celtics até fevereiro do ano passado. Ameaçou uma transferência para o Houston Rockets, porém não vingou e desde então está sem clube.
Cabe dizer que o turco obteve cidadania estadunidense em novembro de 2021. Enes até mudou seu nome, pois antes da cidadania, o atleta tinha como nome oficial Enes Kanter. Agora, oficialmente, se chama apenas Enes Freedom.
Em um ano de transferência do Portland Trail Blazers para o Boston Celtics, Enes permaneceu até 2022 em Boston. A fracassada mudança para o Houston Rockets no ano passado tem relação com as críticas por parte do jogador ao governo chinês e suas restrições em demasia, segundo tabloides norte-americanos.
Em todo caso, Enes não anunciou aposentadoria. Aos 30 anos, Freedom segue como um agente livre desde sua dispensa do Houston Rockets em fevereiro de 2022.
Cabe dizer que o comissário da NBA, Adam Silver, nega qualquer barreira para jogador atuar na liga após os comentários de Enes. Disse que a dispensa não tem relação com suas atividades externas, na verdade, Adam Silver explicou que o turco é livre para falar o que pensa e quando quiser.
Enfim, em sua última franquia, Boston Celtics, Enes Freedom atuou em 35 partidas na temporada 2021/2022. Caso não retorne ao basquete profissional, hoje com 30 anos, Enes passou 11 anos na NBA, jogando também pelo Utah Jazz, Oklahoma City Thunder, New York Knicks.
Enes Freedom é caçado pelo governo da Turquia
A saber, a busca pelo atleta é devido aos seus comentários. Sim, não foi apenas ao governo chinês. Enes criticou também o líder da Turquia, o chamando de “Hitler do nosso século”, por exemplo. A título de informação, essa fala é de 2017 e desde então as rusgas só aumentaram entre o ex-pivô da NBA e o governo turco.
Agora, o governo turco está oferecendo US$ 500 mil dólares por informações que levem ao seu paradeiro. Segundo o New York Post, o jogador turco está na lista de terroristas mais procurados da Turquia em 2023. Com uma recompensa desse valor, a situação fica apertada para Enes que disse em entrevista que está sendo protegido 24 horas por dia, 7 dias por semana. No entanto, apesar do perigo, Freedom também falou que quer se manifestar.
Enfim, enquanto o jogador não responde aos últimos acontecimentos, as rusgas entre o presidente turco Erdoğan e Freedom seguem entre as histórias mais inesperadas do momento.
+ Confira também: Charlotte Hornets x Boston Celtics – Dica, palpite e prognóstico – 14/01
Foto destaque: Divulgação/Washington Times