NBA e Embaixada dos Estados Unidos promovem entrega de quadras reformadas no Parque Villa-Lobos

Victor Romualdo Francisco | 19/05/2024 - 09:04

Um legado para a cidade de São Paulo. Neste sábado, dia 18, segundo dia do 13º Basketball Without Borders (BWB) Americas 2024, camp de elite organizado por NBA e FIBA que acontece na capital paulista, NBA e Embaixada dos Estados Unidos promoveram a entrega de quatro quadras de 3×3 reformadas no Parque Villa-Lobos. A ação colaborativa celebra os 200 anos das Relação Diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos e reuniu cerca de 50 jovens e crianças do Instituto Santa Fé Hunters para uma clínica com atletas e técnicos do camp.

Durante a clínica, que contou com as presenças de Tiago Splitter (assistente técnico do Houston Rockets) e dos jogadores Nick Richards (Charlotte Hornets) e Paul Reed (Philadelphia 76ers), muitas brincadeiras, sorrisos e aprendizados. O Basketball Without Borders foi responsável por formar atletas como Joel Embiid e Gui Santos, hoje o único brasileiro na NBA (atuando pelo Golden State Warriors).

O BWB, o programa global de desenvolvimento do basquete e extensão comunitária da NBA e da FIBA, já reuniu mais de 4.300 participantes de 140 países e territórios desde 2001, com 116 ex-campistas avançando para a NBA ou WNBA. Houve 73 acampamentos BWB em 49 cidades em 33 países em seis continentes.

– É muito bom estar perto dessas crianças, de ver o brilho nos olhos deles. Estive aqui em 2012 quando a NBA entregou essas quadras e voltar hoje com o BWB, para essa clínica, para entregar esse espaço para a comunidade, é muito especial – afirmou Splitter, referindo-se ao NBA3X, evento realizado há 12 anos. – Esses jovens têm uma energia muito positiva e nos deram muito carinho. É legal demais poder participar desse momento com eles – comentou o jamaicano Richards.

Entre as autoridades presentes ao evento estavam Arnon de Mello (Vice-Presidente da NBA para a América Latina) e Jason Green (Cônsul de Imprensa, Cultura e Esportes do Consulado dos EUA de São Paulo).  O BWB Americas 2024 segue sendo realizado no Clube Alto dos Pinheiros (São Paulo) até a próxima segunda-feira, dia 20. O evento reúne os 60 dos principais prospectos em idade escolar de 17 países e territórios da América Latina, além do Canadá e do Caribe e chegou ao Brasil pela quarta vez (Rio de Janeiro 2011 e 2004, e São Paulo 2007).

Escrito por Victor Romualdo Francisco
Antes de ser coordenador de conteúdo do Quinto Quarto, Victor Francisco atuou por 18 anos em comunicação corporativa. Paralelamente, criou o projeto Salão Oval, maior plataforma de comunicação dedicada ao futebol americano nacional (FABR). Foi campeão brasileiro pelo Corinthians Steamrollers (2011). Narrou e comentou o esporte no BandSports, Fox Sports, Globo Esporte e ESPN. Também atuou como Social Media para a Premier League e FIVB (Federação Internacional de Voleibol).