Draft da NBA – Relembre as últimas cinco temporadas

Vinicius Alexis | 22/06/2022 - 00:54

Antes de mais nada, o Draft da NBA de 2022 acontecerá na próxima quinta-feira (23), a partir das 18h30, com transmissão da ESPN. A saber, o Draft vai ocorrer no Barclays Center, Brooklyn, Nova Iorque, EUA. 

De fato, as 30 equipes da NBA terão a oportunidade de escolher quem serão as novas estrelas da liga. Assim, as franquias que não foram para os playoffs na última temporada foram sorteadas e foi definida a ordem para as escolhas desse ano. 

Além do mais, o Draft deste ano terá apenas 58 escolhas, ao invés das 60 seleções tradicionais. Isso porque a NBA puniu Chicago Bulls e Miami Heat, que violaram prazos para negociação de free agency e assim perderam as suas escolhas de segunda rodada.

Draft da NBA: 2017

Assim como o draft deste ano, a seleção de 2017 também foi feita no Barclays Center e teve Markelle Fultz escolhido na primeira posição pelo Philadelphia 76ers, seguido por Lonzo Ball (Los Angeles Lakers), Jayson Tatum (Boston Celtics), Josh Jackson (Phoenix Suns) e De’Aaron Fox (Sacramento Kings). 

Além disso, vale destacar a escolha de Donovan Mitchell, na 13ª posição, escolhido pelo Denver Nuggets e trocado pelo Utah Jazz e Bam Adebayo, selecionado na posição seguinte pelo Miami Heat.

Draft da NBA: 2018

Decerto, o draft de 2018 teve a polêmica troca entre Dallas Mavericks e Atlanta Hawks. Enfim, DeAndre Ayton foi escolhido na primeira posição pelo Phoenix Suns, seguido por Marvin Bagley III (Sacramento Kings), Luka Dončić, selecionado pelo Hawks e trocado para o Mavs, Jaren Jackson Jr. (Memphis Grizzlies) e Trae Young. 

Assim, além dos armadores que foram trocados e já chegaram a final de conferência, vale destacar Collin Sexton, escolhido na oitava posição pelo Cleveland Cavaliers, Shai Gilgeous-Alexander trocado do Charlotte Hornets para o Los Angeles Clippers na 11 e principalmente a escolha 27, Robert Williams III do Boston Celtics.

Draft da NBA: 2019

Primeiramente, o draft de 2019 teve a primeira escolha mais comentada da última década, o fenômeno Zion Williamson do New Orleans Pelicans. Na sequência, o Memphis Grizzlies escolheu Ja Morant, seguido por R.J. Barrett no New York Knicks. Na quarta posição veio De’Andre Hunter trocado do Los Angeles Lakers para o Atlanta Hawks e Darius Garland fechou o top five no Cleveland Cavaliers.

Além disso, vale destacar a escolha de Tyler Herro, na 13ª posição, escolhido pelo Miami Heat e Jordan Poole, selecionado na vigésima oitava posição pelo Golden State Warriors. Vale dizer que muitos analistas consideraram essa a pior escolha de todo o draft deste ano. 

Draft 2020

Decerto, o draft de 2020 foi realizado por teleconferência, devido a pandemia de COVID-19. Assim, a transmissão foi feita da sede da ESPN em Bristol, Connecticut. Enfim, Anthony Edwards foi escolhido na primeira posição pelo Minnesota Timberwolves, seguido por James Wiseman (Golden State Warriors), LaMelo Ball, selecionado pelo Charlotte Hornets, Patrick Williams (Chicago Bulls) e Isaac Okoro (Cleveland Cavaliers). 

Assim, vale destacar a escolha de Tyrese Haliburton, na 12ª posição, escolhido pelo Sacramento Kings, Saddiq Bey, selecionado na décima nona posição pelo Detroit Pistons e Desmond Bane escolhido pelo Boston Celtics e trocado para o Memphis Grizzlies.

Draft 2021

Assim como o draft deste ano, a seleção de 2021 também foi feita no Barclays Center e teve Cade Cunningham escolhido na primeira posição pelo Detroit Pistons, seguido por Jalen Green (Houston Rockets), Evan Mobley (Cleveland Cavaliers), Scottie Barnes (Toronto Raptors) e Jalen Suggs (Orlando Magic). 

Além disso, vale destacar as escolhas de Golden State Warriors, Jonathan Kuminga na sétima posição e Moses Moody, na 14ª posição. Por fim, Chris Duarte, foi selecionado pelo Indiana Pacers, antes de Moody. 

Confira a ordem das escolhas do Draft 2022:

1) Orlando Magic

2) Oklahoma City Thunder

3) Houston Rockets

4) Sacramento Kings

5) Detroit Pistons

6) Indiana Pacers

7) Portland Trail Blazers

8) New Orleans Pelicans

9) San Antonio Spurs

10) Washington Wizards

11) New York Knicks

12) Oklahoma City Thunder

13) Charlotte Hornets

14) Cleveland Cavaliers

15) Charlotte Hornets

16) Atlanta Hawks

17) Houston Rockets

18) Chicago Bulls

19) Minnesota Timberwolves

20) San Antonio Spurs

21) Denver Nuggets

22) Memphis Grizzlies

23) Philadelphia 76ers

24) Milwaukee Bucks

25) San Antonio Spurs

26) Dallas Mavericks

27) Miami Heat

28) Golden State Warriors

29) Memphis Grizzlies

30) Oklahoma City Thunder

31) Indiana Pacers

32) Orlando Magic

33) Toronto Raptors

34) Oklahoma City Thunder

35) Orlando Magic

36) Portland Trail Blazers

37) Sacramento Kings

38) San Antonio Spurs

39) Cleveland Cavaliers

40) Minnesota Timberwolves

41) New Orleans Pelicans

42) New York Knicks

43) Los Angeles Clippers

44) Atlanta Hawks

45) Charlotte Hornets

46) Detroit Pistons

47) Memphis Grizzlies

48) Minnesota Timberwolves

49) Sacramento Kings

50) Minnesota Timberwolves

51) Golden State Warriors

52) New Orleans Pelicans

53) Boston Celtics

54) Washington Wizards

55) Golden State Warriors

56) Cleveland Cavaliers

57) Portland Trail Blazers

58) Indiana Pacers

Foto destaque: Divulgação/ NBA

Escrito por Vinicius Alexis
Vinicius Alexis, 32 anos, jornalista pós graduado, pai da Valentina e apaixonado por NBA