Luka Doncic anotou um triplo-duplo no clássico do Texas entre Dallas Mavericks e San Antonio Spurs e conduziu seu time a uma vitória por 144 a 119 na noite de sábado (23), em jogo da temporada regular da NBA.
Foram 39 pontos, 12 rebotes e 10 assistências para o esloveno, além de um roubo de bola e um toco, em apenas 31 minutos que ele esteve em quadra. Este, inclusive, foi o sexto triplo-duplo de Luka na temporada 2023-24.
Luka has eyes in the back of his head ? https://t.co/qybSlwbuBc pic.twitter.com/4IbpvNxMN1
— NBA (@NBA) December 24, 2023
As habilidades de Doncic impressionaram até mesmo Gregg Popovich, que rasgou elogios ao armador, mesmo após perder por 25 pontos de diferença.
— Não existe resposta para o Luka. Não existe treinador na NBA hoje que consiga montar um esquema que o Luka não destrua. Na realidade, ele é subestimado como atleta. Você olha para ele e não o vê como um atleta, mas você percebe como ele sente o jogo, como sabe as decisões certas, sabe o que fazer e onde todos estão na quadra—, declarou o treinador dos Spurs, em entrevista coletiva após o fim da partida.
Na temporada passada, quando os Mavs não conseguiram se classificar nem para o play-in, o peso de Luka Doncic foi um assunto que entrou em pauta, mesmo com médias de 32,4 pontos, 8,6 rebotes e 9,1 assistências por jogo.
O problema foi que o esloveno disputou apenas 66 das 82 partidas regulares, sendo a maioria dos desfalques por causa de lesões. Para Popovich, no entanto, a questão do peso do jogador não é um impedimento para que ele seja um dos melhores da liga atualmente.
— Ele não precisa estar 24 horas na academia para isso, mas ele precisa minimamente cuidar do seu corpo pra fazer o que faz. Toda vez que eu vejo ele jogar, eu fico mais maravilhado—, admitiu o treinador dos Spurs.
Os últimos cinco jogos de Luka Doncic
- Vitória sobre o San Antonio Spurs: 39 pontos, 12 rebotes, 10 assistências, um roubo de bola e um toco;
- Derrota para o Los Angeles Clippers: 28 pontos, nove rebotes, 10 assistências e um roubo de bola;
- Derrota para o Denver Nuggets: 38 pontos, 11 rebotes e oito assistências;
- Vitória sobre o Portland Trail Blazers: 40 pontos, 12 rebotes, 10 assistências e um roubo de bola;
- Derrota para o Minnesota Timberwolves: 39 pontos, seis rebotes, 13 assistências e dois roubos de bola.