Doncic e Irving desarmam melhor defesa da NBA, e Mavs batem Wolves

Paola Zanon | 08/01/2024 - 00:06

Luka Doncic e Kyrie Irving conduziram o Dallas Mavericks a uma vitória por 115 a 108 sobre o Minnesota Timberwolves na noite de domingo (7), em jogo válido pela temporada regular da NBA.

Os Mavs começaram quentes o jogo no American Airlines Center, abrindo uma vantagem de sete pontos logo nos primeiros minutos, principalmente com a dupla Kyrie e Doncic.

Mas na reta final do primeiro período, os líderes da Conferência Oeste conseguiram empatar o placar com Karl Anthony Towns —o único problema da equipe foi que Anthony Edwards cometeu três faltas nos 12 primeiros minutos.

As coisas seguiram equilibradas mesmo com os visitantes sendo obrigados a deixar no banco um de seus principais jogadores. Quem fez a diferença foi Rudy Gobert na defesa; antes da metade do segundo quarto, o francês já estava com nove rebotes.

A maior vantagem que Dallas conseguiu abrir antes da saída para o intervalo foi de seis pontos, mas sempre com o Minnesota encostando na sequência. Os Wolves, no entanto, logo tiveram outro problema para se preocupar: a terceira falta de Edwards, que foi fazer companhia para Towns no banco.

O ritmo de jogo se manteve o mesmo na volta do intervalo, mas com Towns e Edwards em quadra, os Timberwolves finalmente conseguiram passar à frente no placar.

A vantagem, no entanto, durou pouco; Doncic voltou a colocar os Mavs na frente logo na sequência. Novamente, a maior diferença no placar foi de seis pontos; apenas no último minuto os donos da casa conseguiram abrir a vantagem para nove pontos.

Os Wolves começaram o último quarto mostrando toda sua vontade de vencer o jogo, mas parar o esloveno é uma tarefa difícil até mesmo para a melhor defesa da liga na atual temporada.

O time visitante, então, voltou a jogar com Edwards em quadra e partiu para o jogo ofensivo. Deu certo: a cinco minutos para o final, a franquia de Minnesota voltou a virar o marcador em seu favor.

Minnesota chegou a abrir seis pontos de vantagem, mas novamente Luka Doncic apareceu e deixou tudo igual. Na sequência, faltando menos de dois minutos, Irving recuperou a vantagem para Dallas com uma bola tripla. Ao todo, a dupla combinou para 69 dos 115 pontos dos Mavs.

Wolves x Mavs: estatísticas

Minnesota Timberwolves

  • Jaden McDaniels: Dois pontos, três rebotes e quatro assistências
  • Karl-Anthony Towns: 24 pontos, sete rebotes e uma assistência
  • Rudy Gobert: Nove pontos, 17 rebotes e uma assistência
  • Anthony Edwards: 36 pontos, 10 rebotes e três assistências
  • Mike Conley: Nove pontos, um rebote e sete assistências
  • Naz Reid (banco): 15 pontos, um rebote e sete assistências

Dallas Mavericks

  • Josh Green: Quatro pontos, cinco rebotes e uma assistência
  • Derrick Jones Jr.: 12 pontos, 10 rebotes e uma assistência
  • Dwight Powell: Nove pontos, seis rebotes e quatro assistências
  • Kyrie Irving: 35 pontos, oito rebotes e cinco assistências
  • Luka Doncic: 34 pontos, seis rebotes e oito assistências
Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.