Os Playoffs 2024 da NBA começaram neste sábado (20), e podemos dizer que a lógica prevaleceu em todos os quatro confrontos que abriram a pós-temporada. Tanto nos dois jogos da Conferência Leste quanto nos dois do Oeste, venceram os mandantes, que tiveram melhor campanha na fase classificatória. Neste domingo, mais oito times entram em quadra para o pontapé inicial na primeira rodada do mata-mata.
A vitória das equipes melhores colocadas não significou que não tenha existido equilibrio. Com exceção do Minnesota Timberwolves, que bateu o Phoenix Suns por 120 a 95, todas as demais partidas chegaram aos minutos finais com o resultado em aberto. Abaixo, confira alguns destaques do dia que abriu os Playoffs deste ano.
Conteúdo
Quem brilhou no primeiro dia dos Playoffs da NBA
Donovan Mitchell (Cleveland Cavaliers)
Depois da decepção na pós-temporada de 2023, quando perderam por 4 a 1 para o New York Knicks, os Cavs entraram em quadra pressionados por um bom resultado diante do Orlando Magic. E para isso, contaram com uma ótima atuação do seu principal jogador. Donovan Mitchell terminou a tarde em Cleveland com 30 pontos em 52% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
O jogo foi o de menor placar neste primeiro dia de Playoffs, 97 a 83 para os Cavaliers. Mitchell foi o único do seu time que conseguiu passar a marca de 20 pontos, com Jarrett Allen e Evan Mobley anotando 16 cada. Pelo seu status na liga e também pelo fraco desempenho que teve diante dos Knicks no ano passado, o camisa 45 era quem mais precisava dar uma resposta, e ela veio em grande estilo.
Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves)
Em sua terceira série de Playoffs na carreira, Anthony Edwards, 22 anos, tenta agora chegar à segunda rodada pela primeira vez. E o adversário pelo caminho é um dos mais complicados, o Phoenix Suns de Devin Booker, Kevin Durant e Bradley Beal. Mas mesmo com tantas estrelas em quadra, prevaleceu o talento da primeira escolha do Draft de 2020.
Edwards comandou o show com 33 pontos, quatro acertos em oito tentativas do perímetro e 58% nos arremessos de quadra. Apesar de um alto número de turnovers, seis, também distribuiu seis assistências, brigou por nove rebotes e conseguiu dois roubos.
Mais uma vez, mostrou sua personalidade já características e trocou provocações com Durant após anotar uma bela cesta. Neste jogo, vale menção honrosa para Nickeil Alexander-Walker, que saiu do banco de reservas para anotar 18 pontos e roubar quatro bolas. Durante seus minutos em quadra, os Wolves venceram por 28 pontos.
Miles McBride (New York Knicks)
Miles McBride viveu ontem no Madison Square Garden a noite mais marcante da sua ainda curta carreira. Depois de ter apenas 2.5 minutos de média nos Playoffs do ano passado, Deuce foi um dos motivos para os Knicks começarem com o pé-direito nesta pós-temporada.
Em um jogo duro, como deve ser toda a série diante do Philadephia 76ers, os reservas de Nova York garantiram a vitória. Nosso destaque individual fica para o “brasileiro”, como é apelidado nas redes sociais, já que namora uma modelo e influenciadora nascida no Brasil. Em 28 minutos de McBride dentro de quadra, os Knicks ganharam por impressionantes 37 pontos.
Para se ter noção, todos os titulares terminaram o jogo com um plus/minus negativo. McBride não apenas esteve apenas presente nos momentos bons da equipe, ele foi parte fundamental deles. Acertou cinco dos sete arremesoss que tentou de fora do garrafão, distribuiu quatro assistências e terminou com 21 pontos.
Nikola Jokic (Denver Nuggets)
O atual MVP das Finais e provável MVP da temporada regular fez o que parece ter se tornado a sua especialidade desde 2023: dominou o Los Angeles Lakers. Citá-lo como um destaque é quase redundante, já que são raras as noites em que o camisa 15 de Denver não é um dos melhores em quadra.
Para não ficar apenas nos 32 pontos, 12 rebotes e sete assistências do Joker, vale a menção a Kentavious Caldwell-Pope, o KCP. Apesar de o ex-Laker ter terminado a noite com apenas 12 pontos, ao menos nove deles vieram em um momento fundamental. O ala-armador acertou três arremessos consecutivos do perímetro no terceiro quarto, quando os atuais campeões conseguiram a virada no placar. Ele também foi o líder de roubos, com três.
De modo geral, todos os titulares dos Nuggets foram bem e terminaram com duplos dígitos de pontuação. Aaron Gordon se aproximou de um triplo-duplo, com 12 pontos, 11 rebotes e sete assistências.
Como estão os playoffs da NBA 2024?