O Dallas Mavericks vai para os Playoffs da NBA?

Antônio Henrique Pires Collar | 19/03/2024 - 09:00

Os Mavericks contaram com um dos lances mais bonitos e emocionantes da temporada para superar o Denver Nuggets, domingo (17), em Dallas. A cesta de Kyrie Irving usando a mão esquerda, no estouro do cronômetro, garantiu ao time a nona vitória nas últimas 15 partidas. A menos de um mês para o final da temporada regular, a equipe vive sua melhor fase dentro da competição e ganha força na briga pela última vaga direta aos Playoffs da Conferência Oeste.

Na sétima posição, os Mavs estão a uma diferença mínima do Sacramento Kings, sexto colocado, e têm a mesma campanha do Phoenix Suns, que vem logo atrás, em oitavo. Hoje a tendência é de que as coisas se definam entre estes três, ainda que Golden State Warriors e Los Angeles Lakers continuem sonhando.

Kyrie e Luka ganharam parceria nos Mavericks

Não foi fácil o começo de ano do time treinado por Jason Kidd. Dos 15 jogos que disputou em janeiro, Dallas venceu apenas oito e só pôde contar com Luka Doncic e Kyrie Irving juntos em seis. Mas fevereiro trouxe a trade deadline e as transformações que o elenco precisava para voltar a ser competitivo. Pelas saídas de Seth Curry e Grant Williams, os Mavericks conseguiram PJ Washington (Charlotte Hornets) e Daniel Gafford (Washington Wizards).

A partir daí, as coisas passaram a funcionar. Nas últimas 15 partidas, os Mavericks tiveram a oitava melhor campanha da NBA, a quinta da conferência, com nove vitórias e seis derrotas – Kings e Suns venceram oito cada. O grupo também conseguiu o quarto Offensive Rating mais alto do período, com uma média de 117.7 pontos a cada 100 posses.

A maior evolução, no entanto, foi justamente no ponto mais carente da equipe: a defesa. Enquanto em janeiro o time sofria uma média de 120.4 pontos, depois disso passou a ceder cerca de 115.2. Uma redução de aproximadamente cinco pontos não é de brilhar os olhos, mas foi o suficiente para dar mais estabilidade à temporada. Além disso, Luka e Kyrie são defensores fracos e que costumam ser alvos dos ataques adversários, algo que sempre puxará as estatísticas defensivas para baixo enquanto eles estiverem juntos. Os Mavs vivem e morrem pelo poder de fogo das suas estrelas.

E que poder, diga-se. Os dois combinam para 58.8 pontos por jogo, mais do que qualquer outro duo da liga. Doncic é o cestinha geral da competição, com 33.4, enquanto Kyrie contribui com 25.4. Desde as trocas, no entanto, eles são também os únicos que pontuam em grande volume. Os mais próximos são os recém-chegados Washington Gafford, com 10.5 e 10.3, respectivamente.

Dallas Mavericks vai para os Playoffs da NBA?

A vitória sobre o então líder serviu para manter o time em nível de igualdade no páreo, mas deve servir também como combustível antes de uma semana que tem tudo para ser tranquila. A sequência começa nesta noite, fora de casa, contra o San Antonio Spurs. Depois, dois compromissos seguidos contra o Utah Jazz, um na quinta e outro somente na próxima segunda-feira.

De acordo com o percentual de aproveitamento dos adversários que ainda restam, a projeção é de que o Dallas Mavericks tenha nas próximas rodadas o calendário mais fácil do Oeste. Dos 14 duelos que ainda faltam, oito são contra equipes que já não brigam por lugar nos Playoffs. São eles: Utah Jazz (duas vezes), Houston Rockets (duas vezes), Detroit Pistons, San Antonio Spurs, Charlotte Hornets e Atlanta Hawks.

Quem deve ter o caminho mais difícil é o Suns, que ainda enfrenta pedreiras como OKC Thunder e Nuggets, além de pegar duas vezes Minnesota Timberwolves e Los Angeles Clippers. Os Kings não terão um percurso tão espinhoso – é projetado como o sétimo mais difícil da conferência -, mas também terão pela frente os líderes Thunder e Boston Celtics.

Escrito por Antônio Henrique Pires Collar
Formado em jornalismo pela PUCRS e em Basketball Analytics pela Sports Management Worldwide. Com passagem de 6 anos e meio pela editoria de Esportes do jornal Zero Hora e do portal GZH, de Porto Alegre.