Faltando pouco mais de uma semana para a Copa do Mundo de Basquete de 2023, é comum os fãs se perguntarem quais jogadores da NBA, maior liga de basquete do mundo, estarão no mundial.
A competição, que será disputada na Indonésia, Filipinas e Japão, entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro, terá 32 seleções em disputada. Entre elas, a maior campeão, a seleção dos Estados Unidos, que tem 5 conquistas.
Como padrão, os americanos costumam levar às competições com a seleção os jogadores mais jovens, em ascensão em seus clubes, deixando de lado grandes nomes consagrados, como LeBron James, Kevin Durant, Stephen Curry e outras grandes estrelas. Porém, nem só de Estados Unidos vive a Copa do Mundo de Basquete de 2023 e a NBA. Este ano, algumas estrelas de outros país que jogam na NBA estarão na competição internacional em busca do título para o seu país.
New threads 💯#FIBAWC x #WinForUSA 🇺🇸
📸 @usabasketball pic.twitter.com/hyQLv7BNJk
— FIBA (@FIBA) August 3, 2023
Conteúdo
Quais estelas da NBA jogarão a Copa do Mundo de Basquete de 2023?
Cada uma das 32 seleções que vão disputar a Copa do Mundo de Basquete de 2023 convocou 12 jogadores. Alguns deles, inclusive, são os grandes destaques dos seus times na NBA e, alguns deles, destaque de toda da liga. O principal nome, sem dúvidas, é o esloveno Luka Doncic, do Dallas Mavericks.
O jovem de apenas 24 anos é considerado uma das principais estrelas da NBA. Na última temporada, o armador teve média de 32.4 pontos por jogo, 8.6 rebotes e 8.0 assistências, com 49.6% no arremessos de quadra. Números impressionantes.
O igralcu tekme ni kančka dvoma ⚡️#mojtim I #lukadoncic pic.twitter.com/ifPJMke8iN
— Košarkarska zveza SIovenije (@kzs_si) August 8, 2023
Além de Doncic, pela Eslovênia, a França também terá reforço para a Copa do Mundo de Basquete de 2023. O pivô Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, 3 vezes eleito o melhor jogador defensivo da NBA. Seu companheiro de time, o ala-pivô Karl-Anthony Towns, também vai desfilar o seu basquete no Mundial defendendo a seleção da República Dominicana.
Lakers, Pelicans e mais: confira outras estrelas da NBA que estarão na Copa do Mundo de Basquete de 2023
Aos todo, mais de 60 jogadores que atuam na NBA defenderão suas seleções na Copa do Mundo de Basquete em 2023. Entre os destaques desta lista, estão alguns jogadores dos Lakers, Timberwolves, Chicago Bulls e New Orleans Pelicans.
Dos Lakers, são dois representantes: o japonês Rui Hachimura e o americano Austin Reaves. Os dois jogadores foram destaques nos Playoffs da última temporada, quando a franquia da California chegou até a final da Conferência Oeste, perdendo para os campeões Denver Nuggets.
Team USA & AR grab the win vs. Spain — next up, Greece on Aug 18th.@usabasketball | #USABMNT pic.twitter.com/VEZhs9dSxC
— Los Angeles Lakers (@Lakers) August 13, 2023
Outro grande nome da seleção americana que, sem dúvida, será uma das grande estrelas da NBA é o ala-pivô Brandon Ingram, do New Orleans Pelicans. Na última temporada o jogador de 25 anos teve médias 24.7 pontos por jogo, com 48.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
Confira os jogadores da NBA confirmados na Copa do Mundo de Basquete de 2023
- Itália: Simone Fontecchio (Jazz)
- República Dominicana: Karl-Anthony Towns (Timberwolves) e Lester Quinones (Warriors)
- Filipinas: Jordan Clarkson (Jazz)
- República Popular da China: Kyle Anderson (Timberwolves)
- Sérvia: Bogdan Bogdanovic (Hawks), Felip Petrusev (76ers), Aleksej Pokusevski (OKC) e Nikola Jovic (Heat)
- Grécia: Thanasis Antetokounmpo (Bucks)
- Estados Unidos: Josh Hart (Knicks), Paolo Banchero (Magic), Austin Reaves (Lakers), Mikal Bridges (Nets), Jalen Brunson (Knicks), Anthony Edwards (Timberwolves), Tyrese Haliburton (Pacers), Brandon Ingram (Pelicans), Jaren Jackson Jr. (Grizzlies), Cameron Johnson (Nets), Walker Kessler (Jazz) e Bobby Portis (Bucks)
- Lituânia: Jonas Valenciunas (Pelicans) e Azuolas Tubelis (76ers)
- Montenegro: Nikola Vucevic (Bulls)
- Austrália: Josh Green (Mavericks), Xavier Cooks (Wizards), Dyson Daniels (Pelicans), Dante Exum (Mavericks), Josh Giddey (Thunder), Joe Ingles (Magic), Jock Landale (Rockets), Patty Mills (Hawks), Matisse Thybulle (Trail Blazers) e Jack White (OKC)
- Finlândia: Lauri Markkanen (Jazz)
- Alemanha: Maxi Kleber (Mavericks), Dennis Schroder (Raptors), Daniel Theis (Pacers), Franz Wagner (Magic), Moritz Wagner (Magic)
- Japão: Yuta Watanabe (Suns) e Rui Hachimura (Lakers)
- Geórgia: Goga Bitadze (Magic) e Sandro Mamukelashvili (Spurs)
- Eslovênia: Luka Doncic (Mavericks) e Vlatko Cancar (Nuggets)
- Costa do Marfim: Mo Bamba (76ers)
- Espanha: Ricky Rubio (Cavaliers), Santi Aldama (Grizzlies) e Usman Garuba (Hawks)
- Canadá: Shai Gilgeous-Alexander (OKC), RJ Barrett (Knicks), Dillon Brooks (Rockets), Lu Dort (OKC), Nickeil Alexander-Walker (Timberwolves), Kelly Olynyk (Jazz), Dwight Powell (Mavericks), Oshae Brissett (Celtics) e Cory Joseph (Warriors)
- França: Frank Ntilikina (Agente livre), Nicolas Batum (Clippers), Evan Fournier (Knicks) e Rudy Gobert (Timberwolves)
- Letônia: Davis Bertans (OKC)