Os playoffs reservam os momentos mais aguardados pelos fãs da NBA. As disputas ganham em intensidade e rivalidade nas conferências Leste e Oeste. Fique por dentro do formato de como funcionam os playoffs. O que é o play-in? Quem tem vaga direta? Qual o caminho para chegar ao título? Confira aqui tudo que você precisa saber.
Play-in
Para entender como funcionam os playoffs da NBA, precisamos começar pelo play-in, que nada mais é que uma repescagem da temporada regular para os playoffs. Essa disputa é composta pelos times que terminaram a temporada entre o 7º e o 10º lugar em sua conferência e vale duas vagas vagas para se juntar aos seis classificados tanto da Conferência Leste, quanto da Oeste.
Dessa forma, as partidas acontecem da seguinte maneira: o 7º e o 8º colocados se enfrentam, assim como o 9º e o 10º, em um jogo único, mas somente o vencedor do duelo entre o 7º e o 8º se classifica direto para os playoffs. Assim, o perdedor do confronto, enfrentará o vencedor do duelo entre 9º e 10º colocado, valendo a última vaga em busca do título da NBA.
Como funcionam os playoffs da NBA?
Os seis primeiros colocados de cada conferência e mais os dois times vindos do play-in compõem os playoffs. Esses oito times formarão as chaves da disputa entre as conferências. Os duelos acontecem de forma ordenada de acordo com a classificação dos times durante a temporada regular. Veja:
- 1º colocado x Vaga do Play-in entre perdedor do 7º x 8º contra vencedor do 9º x 10º;
- 2º Colocado x Vaga do play-in do vencedor entre 7º x 8º;
- 3º colocado x 6º colocado;
- 4º Colocado x 5º colocado.
Dessa forma, todos os confrontos são disputados em série melhor de sete jogos, ou seja, quem vencer quatro jogos primeiro, avança à próxima fase. Além da vantagem de pegar confrontos teoricamente mais fracos, contra times que se classificaram abaixo na tabela, os times mais bem colocados têm mais uma vantagem. Essas franquias jogam os dois primeiros jogos em casa, além dos jogos 5 e 7, caso sejam necessários na sequência.
O chaveamento seguirá com o vencedor do jogo do 1º colocado enfrentando quem vencer o duelo entre 4º e 5º. Logo, o vencedor do jogo do 2º colocado enfrenta quem passar no jogo entre o 3º e o 6º. Porém, esse é só o começo dos playoffs ainda entre os adversários da mesma conferência.
Semifinais de conferência
Os quatro times que passaram pelo Round 1 dos playoffs se enfrentam, ainda dentro das próprias conferências,. na fase semifinal. Mais uma vez os duelos serão decididos em sete jogo, com as mesmas vantagens para as melhores campanhas.
Apesar do nome semifinal, esse confronto não dá vaga na final da NBA, o que pode causar uma confusão. Entretanto, a NBA é dividida em duas conferências, logo essa semifinal leva o time às finais de conferência. Um pouco curioso, mas é dessa forma como funciona os playoffs da NBA.
Finais de Conferência
O melhor time da conferência Leste e o melhor da Oeste se enfrentam na final de conferência. Além de vencer um troféu, a franquia estará habilitada a disputar as finais de NBA, que aí sim, valem o título de melhor time da maior liga de basquete do planeta.
Final NBA
Por último, os dois campeões de Conferência fazem a final da NBA, também decidida em sete jogos. Como as vantagens de mando de campo são dadas ao melhor colocado na temporada regular, aqui temos uma mudança. Isso porque aqui o que interessa é o aproveitamento. Por exemplo, caso o 1º colocado da Conferência Leste tenha um aproveitamento pior em relação ao 2º colocado da Conferência Oeste e os dois fizerem a final, a vantagem fica com o time da Conferência Oeste.
Não basta para um time apenas se classificar bem, se quiser ser campeão da liga. Já que seu aproveitamento durante a temporada influenciará na disputa da grande final. Apesar disso, o nível dos jogos de finais são tão altos, que muitas vezes uma franquia acaba vencendo os jogos fora de casa e garantindo o título longe de sua torcida.
Foto destaque: Reprodução/NBA Brasil