NBA NBA Playoffs Boston Celtics Miami Heat

NBA: Celtics vencem Heat, forçam Jogo 6 e tentam o impossível

Marcus Smart, Boston Celtics, NBA. Foto: Reprodução/Facebook/@bostonceltics
Foto: Reprodução/Facebook/@bostonceltics

O Boston Celtics voltou a vencer o Miami Heat, na noite desta quinta-feira (25), no TD Garden, e colocou fogo na final da Conferência Leste da NBA. Com um triunfo por 110 a 97, a equipe mantém vivo o sonho do 18º título e evita a eliminação mais uma vez, assim como já havia feito no Jogo 4. Agora, a série está 3-2 a favor de Miami.

A partida foi um domínio total dos donos da casa, do início ao fim. O Heat sentiu a falta de Gabe Vincent, mas o resultado indicou que nem mesmo a presença dele e dos lesionados Tyler Herro e Victor Oladipo seria capaz de segurar o ímpeto celta.

VEJA TAMBÉM

+ Onde assistir às finais da NBA 2023 ao vivo, datas e horários

++ Malcolm Brogdon sofre lesão e preocupa Celtics em meio às finais

Diante do seu torcedor, Jayson Tatum e companhia lutavam não só contra a eliminação, mas também contra o mau retrospecto como mandante nesses playoffs. A vitória convincente torna real a chance de fazer o que parecia impossível quatro dias atrás: reverter um 3-0 na série, algo jamais alcançado na história da pós-temporada da NBA.

O destaque da partida foi o trabalho coletivo dos vencedores, que contaram com quatro jogadores anotando ao menos 20 pontos no duelo. Jaylen Brown, Derrick White, Jayson Tatum e Marcus Smart deram show na quadra e criaram incontáveis problemas para o sistema defensivo de Miami.

O Jogo 6, marcado para o próximo sábado, promete muito. O encontro será disputado no Kaseya Center, em Miami.

Heat x Celtics: Jogo 5

A partida começou com os Celtics em ritmo frenético e acelerado, trocando passes rapidamente e encontrando jogadores livres para arremessar. O time terminou a primeira etapa com 11/25 nas bolas de três, um aproveitamento de 44%.

Os 24 minutos antes do intervalo foram um completo domínio celta no TD Garden. Quatro jogadores superaram a marca de 10 pontos: Brown, White, Tatum e Smart. Com sete rebotes — três ofensivos — Al Horford apareceu com força nos dois lados da quadra.

Boston chegou a ter uma corrida de 14 a 0 enquanto o time de Miami parecia perdido em quadra e sem saber a quem recorrer. Kyle Lowry substituiu o lesionado Gabe Vincent, mas conseguiu marcar somente dois pontos no primeiro tempo. Os principais nomes do Heat na série, Jimmy Butler e Bam Adebayo, tiveram, respectivamente, oito e seis pontos e também ficaram devendo.

A maior vantagem do time de Joe Mazzulla na liderança foi de 20 pontos, e o placar no final do segundo quarto marcava 61 a 44.

Segundo tempo: Celtics continua atropelo, e Heat não responde

A liderança era de 15 pontos no início do terceiro quarto, e aumentou para 18 ao final do período, para provar que o Jogo 5 havia dono e que nenhum colapso pós-intervalo voltaria a acontecer.

Antes mesmo de o último quarto começar, a sensação já era de resultado definido. O Heat encontrou muitas dificuldades para se aproximar no placar e pecou nos turnovers — foram 16 no total.

Os Celtics superaram os rivais em basicamente todas as estatísticas e jamais viram sua vitória ameaçada. Foi uma apresentação impactante de um time desacreditado até o início desta semana e que muitos consideravam carta fora do baralho.

Grande nome dos playoffs, Jimmy Butler teve sua pior pontuação em uma partida nesta pós-temporada. Seus 14 pontos também foram a marca mais baixa do astro desde o dia 29 de março, quando anotou 12 na derrota para o New York Knicks.

Sem Vincent, que tem sido um grande contribuidor para o quinteto de Erik Spoelstra, e a atuação discreta de Butler, Miami não teve chance no confronto contra um time mordido e precisando provar seu valor.

Números do Jogo 5 entre Heat e Celtics

Derrick White (BOS): 24 pontos

Marcus Smart (BOS): 23 pontos, 5 roubos de bola

Jayson Tatum (BOS): 21 pontos, 8 rebotes, 11 assistências

Jaylen Brown (BOS): 21 pontos, 3 roubos de bola

Bam Adebayo (MIA): 16 pontos, 8 rebotes

Jimmy Butler (MIA): 14 pontos, 5 rebotes, 5 assistências

Popular

To Top