NBA: Celtics se aproximam de troca tripla bombástica por astro rival

Pedro Rubens Santos | 21/06/2023 - 18:00

Em meio a conversas pela negociação de Paul George, o Los Angeles Clippers está muito perto de se envolver em uma grande troca de jogadores com Boston Celtics e Washington Wizards, na véspera do Draft, marcado para a próxima quinta-feira (22).

Segundo Shams Charania, do The Athletic, o pivô Kristaps Porzingis pode estar a caminho dos Celtics e, em troca, os Wizards receberiam escolhas de Draft e o veterano Marcus Morris, dos Clippers. O time de Los Angeles, por sua vez, ficaria com Malcolm Brogdon, eleito Sexto Homem do Ano na última temporada.

VEJA TAMBÉM

+ Lillard, CP3, Kyrie: qual deve ser o principal alvo dos Lakers no mercado?

+ NBA Draft: donos da 2ª escolha, Hornets surpreendem e esnobam superestrela

A fim de fechar o negócio, Porzingis declinaria sua player option de US$ 36 milhões para a próxima temporada e assinaria com Boston, que precisaria abrir mão de um importante jogador rotacional na campanha que terminou com o vice-campeonato da Conferência Leste.

Los Angeles, por sua vez, pode receber uma peça relevante para fortalecer o elenco, que já conta com os astros Kawhi Leonard e Paul George. A equipe também se interessa em trazer de volta Russell Westbrook, que terminou a temporada 2022-23 por lá e atualmente é um free agent.

Troca tripla de Porzingis, Brogdon e Morris

Segundo lugar do Leste na última temporada, o Boston Celtics busca fortalecer o elenco para voltar às finais e conquistar seu 18º título na história da NBA. Com isso em mente, a franquia foi atrás de um pivô talentoso e com potencial para evoluir ainda mais. Porzingis vem de sua melhor campanha ofensivamente, com média de 23,2 pontos por partida em 2022-23.

O letão de 27 anos jogou 65 partidas pelos Wizards e é a peça mais jovem entre os nomes anunciados da troca tripla — Malcolm Brogdon tem 30 anos, e Marcus Morris, 33.

Brogdon, eleito o Sexto Homem do Ano pelo ano nos Celtics, teve ótimo aproveitamento nas bolas de três (44,4% na temporada regular). Ele atuou em 86 jogos, somando também os playoffs, mas nunca como titular.

Última peça da troca, Marcus Morris fechou uma temporada como titular absoluto dos Clippers, com 65 atuações, todas no quinteto principal. Ele contribuiu com 11,2 pontos por partida, em média, e chegou aos playoffs com a equipe, eliminada na primeira rodada para o Phoenix Suns.