NBA: Celtics atropelam Pacers com recorde de Jayson Tatum

Paola Zanon | 06/01/2024 - 23:26

Com grande atuação de Jayson Tatum, o Boston Celtics derrotou o Indiana Pacers por 118 a 101 na noite deste sábado (6), em jogo válido pela temporada regular da NBA.

Os líderes da Conferência Leste começaram o jogo no Gainbridge Fieldhouse, em Indianápolis, com domínio, abrindo uma vantagem de 12 pontos logo nos 12 primeiros minutos de bola rolando.

O jogo ficou mais equilibrado no começo do segundo quarto, com os donos da casa conseguindo diminuir a desvantagem para apenas um dígito em menos de cinco minutos.

O ritmo dos Pacers, no entanto, desacelerou na reta final do período, e os adversários chegaram a abrir 17 pontos de vantagem, mas foram para o intervalo com uma diferença de apenas nove pontos.

O segundo tempo começou com o Indiana surpreendendo os Celtics ao diminuir a diferença para apenas dois pontos. Apagado antes do intervalo, Tyrese Haliburton marcou o mesmo número de pontos que fez no primeiro tempo em apenas quatro minutos —mas esfriou de novo.

Uma vantagem para os donos da casa foi o desfalque de Kristaps Porzingis, que entrou como titular, mas ficou em quadra durante apenas seis minutos, sentiu dores e não voltou mais para o jogo.

A outra vantagem foi o alto número de faltas dos titulares visitantes; Jayson Tatum voltou do intervalo com três, enquanto Derrick White voltou direto para o banco já com quatro faltas marcadas.

E os Pacers souberam aproveitar, forçando a 4ª falta de Tatum e mandando-o para o banco. Apesar disso, os donos da casa foram para o último período sem conseguir passar à frente no placar —mas diminuíram a diferença para apenas três pontos.

Diante da pouca diferença de pontos, Tatum e White voltaram para a quadra no começo do último quarto, mesmo com quatro faltas cada. A dupla fez diferença em quadra e abriu nove de vantagem logo nos primeiros minutos.

Principal destaque do jogo, Jayson anotou 15 pontos no período e ajudou sua equipe a voltar para o dígito duplo de vantagem no placar. O ala-pivô dos Celtics anotou um duplo-duplo de 38 pontos e 14 rebotes, sendo 24 pontos de bolas triplas —seu recorde de acertos em um jogo só na atual temporada.

Mesmo jogando em casa, os Pacers não estiveram à frente no marcador em nenhum momento, nem mesmo quando Tatum e White estavam no banco.

Celtics x Pacers: estatísticas

Boston Celtics

  • Jaylen Brown: 31 pontos, quatro rebotes e uma assistência
  • Jayson Tatum: 38 pontos, 14 rebotes e seis assistências
  • Kristaps Porzingis: Dois pontos e três rebotes
  • Derrick White: Sete pontos, cinco rebotes e duas assistências
  • Jrue Holiday: Oito pontos, seis rebotes e cinco assistências
  • Al Horford (banco): 10 pontos, sete rebotes e oito assistências

Indiana Pacers

  • Aaron Nesmith: Oito pontos e quatro rebotes
  • Jalen Smith: Sete pontos, sete rebotes e duas assistências
  • Myles Turner: 12 pontos, sete rebotes e duas assistências
  • Buddy Hield: 15 pontos, dois rebotes e três assistências
  • Tyrese Haliburton: 17 pontos, seis rebotes, sete assistências e cinco roubos de bola
  • Bennedict Mathurin (banco): 20 pontos, quatro rebotes e duas assistências
Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.