Campeões! Lakers vencem Copa da NBA com Anthony Davis em noite de fúria

Paola Zanon | 10/12/2023 - 01:26

O Los Angeles Lakers derrotou o Indiana Pacers por 123 a 109 na final do In-Season Tournament, a Copa da NBA, e conquistou o título inédito da liga na noite deste sábado (10), em Las Vegas.

O grande destaque da partida foi Anthony Davis, com um duplo-duplo de 41 pontos, 20 rebotes, cinco assistências e quatro tocos, e uma menção honrosa a LeBron James, que também anotou um duplo-duplo com 24 pontos, 11 rebotes e quatro assistências.

O duelo já começou em ritmo intenso, com pouca diferença no placar durante os primeiros minutos. Em alguns momentos, o marcador chegou a ficar empatado, em outros, os Lakers lideravam mesmo que por pouco.

Apenas na segunda metade do primeiro período, a franquia de Los Angeles impôs sua experiência e chegou a abrir sete pontos de vantagem, mas logo o Indiana conseguiu encostar novamente. O placar dos primeiros 12 minutos de jogo foi de 34 a 29 para LeBron e companhia.

Davis já começou bem o jogo, com duas enterradas em menos de dois minutos e quase um duplo-duplo já no primeiro quarto: 13 pontos e oito rebotes. Mas do outro lado da quadra, os Pacers não facilitaram com a velocidade e as bolas de três pontos —estatística zerada para os Lakers até o fim do terceiro quarto.

Reaves frenético e LeBron agressivo

O ritmo não diminuiu com o começo do segundo período, principalmente com Austin Reaves em quadra —mesmo doente e saindo do banco, o armador chegou a 22 pontos no primeiro tempo, sendo a maior pontuação individual da equipe até o momento.

LeBron conseguiu deixar seu jogo mais agressivo com 12 pontos antes do intervalo, mas também acumulou três faltas, colocando a equipe em uma situação desfavorável ao ser obrigado a ficar no banco.

Apesar de um começo apagado de Tyrese Haliburton por causa da marcação de Cam Reddish e Jared Vanderbilt, os Pacers, a princípio, conseguiram manter a pontuação próxima no placar, castigando os Lakers na velocidade de contra-ataque, liderados principalmente por Obi Toppin, que acertou uma bola de três quando os adversários conseguiram abrir oito de vantagem.

O camisa 0 de Indiana também resolveu aparecer na reta final do segundo quarto e saltou de apenas três para sete pontos em dois minutos, além de seis assistências, fazendo sua equipe ficar apenas cinco pontos atrás antes da ida para o intervalo.

Lakers dominam Pacers

Os Lakers voltaram do intervalo dominantes, com uma corrida de 5 a 0 no primeiro minuto e abrindo mais de 10 pontos de vantagem pela primeira vez no jogo. LeBron voltou menos agressivo na defesa, mas perigoso no ataque.

Mas a franquia de Los Angeles ganhou um motivo para se preocupar: em uma disputa de bola, Davis sentiu a parte posterior da coxa e acabou indo para o banco. O pivô até voltou para a quadra, mas já não tinha mais o mesmo ritmo do primeiro tempo.

Sem Anthony e com Reddish chegando à quarta falta, Haliburton conseguiu encontrar mais espaço para atacar e armar jogadas com seus companheiros, sendo efetivo também nas assistências.

Lakers garantem título inédito

LeBron James e Anthony Davis, do Los Angeles Lakers, na final da Copa NBA. Foto: Icon sport
LeBron James e Anthony Davis, do Los Angeles Lakers, na final da Copa NBA. Foto: Icon sport

Com Haliburton no banco, os Pacers mudaram a estratégia e passaram a atacar o garrafão de forma mais agressiva, forçando os rivais a cometerem faltas. Em menos de dois minutos, a diferença no placar caiu para apenas três pontos, fazendo Darvin Ham pedir um tempo técnico para frear o ataque.

Apesar da rápida reação dos Lakers com LeBron e Davis, a franquia de Indiana voltou a encostar no placar com Haliburton e Bennedict Mathurin. Mas para complicar, Mylers Turner cometeu a 5ª falta e foi ejetado, desfalcando a defesa dos Pacers.

O time de Los Angeles voltou a abrir mais de 10 pontos de vantagem bem na reta final, principalmente com Anthony atacando o garrafão, mesmo com dor na coxa.

Após a expulsão de Turner, que integrava o quinteto titular, e com a atuação abaixo da média de Haliburton —mesmo com um duplo-duplo de 20 pontos e 11 assistências—, os Lakers conseguiram dominar o clutch time, mantendo a vantagem acima de 10 pontos até o apito final, garantindo o primeiro título do In-Season Tournament da história.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.