Exagerou? Campeão da NBA diz que Jokic é mistura de Curry, Durant e muito mais

Pedro Rubens Santos | 14/06/2023 - 19:31

A temporada de Nikola Jokic, coroada com o título do Denver Nuggets e o prêmio de MVP das Finais da NBA, colocou o sérvio entre os grandes da história da liga. E o desempenho impressionante segue rendendo muitos elogios — alguns que até parecem exagerados.

O ex-jogador Richard Jefferson, atual comentarista da ESPN, traçou uma comparação grandiosa para exaltar o pivô dos Nuggets, citando aspectos do seu jogo equivalentes aos de lendas da NBA.

— Ele é como Kevin Durant pontuando, Magic Johnson nas assistências, Tim Duncan no arremesso de tabela e está chutando com porcentagem melhor do que um cara como Stephen Curry — afirmou o campeão da NBA em 2016 pelo Golden State Warriors.

VEJA TAMBÉM

+ Neymar trapaceia e faz escolha curiosa para top 5 da história da NBA

+ Campeão da NBA, Jokic manda mensagem inspiradora: ‘Sem atalhos’

Os números dão a dimensão e ajudam a responder se o paralelo é justo ou exagerado. Confira a seguir.

Jokic x Magic Johnson

Na última temporada regular, Nikola Jokic teve média de 9,8 assistências por partida, sua melhor marca em oito anos na liga. Com isso, sua média na carreira subiu para 6,6.

Em toda sua trajetória na NBA, Magic Johnson somou uma média de 11,2 assistências a cada vez que pisou na quadra. Seu melhor ano, 1983-84, foi marcado por uma média de 13,1 assistências por partida.

Jokic x Kevin Durant

Kevin Durant, do Phoenix Suns. Foto: Reprodução/Twitter @Suns
Foto: Reprodução/Twitter @Suns

Em termos de pontos, o pivô dos Nuggets teve sua terceira melhor marca da carreira em 2022-23: 24,5 pontos de média na temporada regular. Como comparação, Durant teve 26. Na carreira, a marca de Jokic é 20,2, enquanto KD tem 27,3 por jogo.

A melhor temporada do Joker foi a anterior, em que ele anotou 27,1 pontos de média. Para Durant, seu melhor desempenho veio em 2013-14, quando o astro, então no Oklahoma City Thunder, terminou com 32 pontos de média a cada confronto.

Jokic x Stephen Curry

Se analisarmos o aproveitamento em arremessos de quadra, os números de Jokic são melhores que os de Stephen Curry: 62,3% do sérvio contra 49,3% do armador dos Warriors. É verdade, porém, que Curry chuta muito mais de três pontos. Nesse quesito, teve 42,7% em 2022-23, enquanto o Joker alcançou 38,3% do perímetro.

Em toda a carreira, Nikola Jokic tem média de 55,3% nos arremessos, contra 47,5% de Curry. Em bolas de três, a vantagem é do norte-americano: 42,8% a 34,8%. E nos chutes valendo dois pontos, o pivô leva a melhor com 60,5% a 52,4%, somando todos os anos dos astros na NBA.

Jokic é melhor que lendas da NBA?

A comparação de Jefferson com certeza se baseia em observação e é influenciada pelas estatísticas quase surreais que Nikola Jokic apresenta constantemente nas quadras da NBA. No entanto, é justo afirmar que os números, no geral, pesam contra sua análise. Isso de forma alguma desabona a figura marcante do Joker, um jogador completo e que já escreveu seu nome nos livros de história da liga e vem revolucionando a forma com o basquete é jogado.

O problema é que comparar seu jogo aos principais atributos de lendas como Magic Johnson, Kevin Durant e Stephen Curry gera uma avaliação desproporcional. Afinal, tratam-se de alguns dos maiores da história. Jokic caminha no mesmo sentido, mas ainda é cedo para assegurar se ele terá espaço nesse clube.

Escrito por Pedro Rubens Santos
Pedro Rubens começou a trabalhar na cobertura de futebol americano no site Torcedores.com e teve uma passagem de três anos pela ESPN, onde atuou também na produção digital. Foi repórter do Quinto Quarto até julho de 2023.