João Marcello Pereira, o Mãozinha, assinou um contrato de 10 dias com o Memphis Grizzlies, que tem sofrido com um alto número de jogadores lesionados desde o começo da temporada 2023-24 da NBA.
Esta será a primeira vez que o ala brasileiro ficará disponível para jogos da liga; sem passar pelo Draft, Mãozinha é atleta do Mexico City Capitanes, time da G-League. As informações são de Adrian Wojnarowski, jornalista da ESPN.
O brasileiro vinha sendo um dos principais destaques de sua equipe, com médias de 10,8 pontos e 8,8 rebotes em 24 jogos disputados por ele. Conforme anunciado pela franquia, Mãozinha irá utilizar o número 25 em sua camisa, que não era utilizado desde a temporada de 2022.
🕰 | 4Q | ¡GUÁRDALA AHÍ, MAO! 😱🔥#SomosCapitanes pic.twitter.com/YDJlWcBqcY
— CAPITANES (@CapitanesCDMX) March 7, 2024
No NBB, Pereira jogou durante três temporadas e teve passagem pelo Pinheiros, Fortaleza e Corinthians; seu último jogo na liga brasileira de basquete aconteceu em 2023, quando ele foi o recordista em média de rebotes por partida, com 9,8, e foi capitão de um dos times do Jogo das Estrelas.
Em julho do ano passado, Mãozinha chegou a ser cotado para disputar a Summer League pelo Detroit Pistons, mas acabou não sendo convocado. Nos Capitanes, o ala jogou ao lado de outros dois brasileiros: Alexey e Ruan Miranda.
Mãozinha no Memphis Grizzlies
Nos Grizzlies, Pereira terá a missão de reforçar uma equipe que atualmente está com 11 jogadores lesionados, incluindo os titulares Ja Morant e Marcus Smart, além de nomes importantes no elenco como Derrick Rose e Luke Kennard.
Essa não é a primeira vez que o time precisa assinar contratos breves com jogadores da G-League ou de outras franquias; em novembro, os Grizzlies chegaram a contratar Jaylen Nowell, do Minnesota Timberwolves, e Shaq Harrison, do Chicago Bulls.
A franquia é a 13ª colocada na Conferência Oeste, com 23 vitórias e 46 derrotas, e está a apenas dois resultados negativos de ser desclassificada para a pós-temporada.
Com o contrato de 10 dias na equipe de Memphis, Mãozinha se tornou o segundo brasileiro a jogar na NBA. Na noite desta quarta-feira (20), inclusive, pode acontecer um duelo entre brasileiros, já que os Grizzlies viajarão até São Francisco para enfrentar o Golden State Warriors, time de Gui Santos.