O Boston Celtics anunciou nesta quinta-feira (22) que a equipe suspendeu o técnico Ime Udoka para a temporada 2022/23 por violações das políticas da equipe.
A saber, Udoka, foi suspenso após ter se envolvido em um relacionamento íntimo com funcionária da franquia de Massachusetts.
Uma decisão sobre seu futuro com o Celtics além desta temporada será tomada em uma data posterior. A suspensão tem efeito imediato, segundo o site oficial do time. Portanto, a continuidade dele no cargo ainda será avaliada.
“Quero pedir desculpas aos jogadores, fãs, à organização inteira dos Celtics e à minha família por desapontá-los. Peço desculpas por colocar o time nessa situação difícil e aceito a decisão. Por respeito aos envolvidos, não me pronunciarei mais sobre o caso”, disse Udoka, em comunicado.
Contudo, Udoka comandou a reviravolta do Celtics na última temporada, fechando os últimos 35 jogos com uma arrancada de 28-7.
Além disso, os Celtics protagonizaram uma impressionante campanha nos playoffs da Conferência Leste, avançando para as finais da NBA pela primeira vez em 12 anos. A saber, Udoka foi apenas o quinto treinador nos últimos 25 anos a chegar às finais da NBA em sua primeira temporada como head coach.
Com a suspensão do treinador, o nome especulado para o cargo é Joe Mazzulla, sendo o principal na lista de indicados a uma função de interino. Em síntese, Will Hardy, seria até a campanha passada o substituto, mas ele deixou Boston para ser o treinador do Utah Jazz.
Dessa forma, a suspensão do técnico, certamente, representa mais um duro golpe nas pretensões do Celtics em 2023. A franquia, para começar, ainda tenta lidar com as lesões do ala Danilo Gallinari e do pivô Robert Williams III. Em segundo lugar, o treinador é visto como o grande responsável pela volta por cima que colocou o Celtics nas finais da NBA.
Carreira de Ime Udoka
De antemão, Ime Udoka ingressou nos Celtics em meados de 2021 após passar algum tempo trabalhando com San Antonio Spurs, Philadelphia 76ers e Brooklyn Nets como assistente. O treinador assumiu o cargo deixado por Brad Stevens, que foi promovido à função de presidente de operações de basquete da franquia.
Foto destaque: Divulgação/Lachlan Cunningham/Getty Images