O Boston Celtics chegou nos playoffs como o grande favorito ao título, e vencendo a série por 3 x 1 contra o Miami Heat estão a uma vitória de uma classificação para a próxima fase. No entanto, isso deverá acontecer sem um dos principais jogadores do time: Kristaps Porziņģis.
O pivô de 2.18 metro sofreu uma lesão na panturrilha da perna esquerda, a mesma lesão que tirou Giannis Antetokuonmpo da série contra os Pacers. Agora, segundo o jornalista da ESPN Adrian Wojnarowski, Porziņģis ficará fora de ação por várias semanas, o que torna o jogador inelegível ao jogo cinco contra o Miami Heat e possivelmente dos primeiros jogos na próxima rodada dos playoffs – em caso de classificação dos Celtics na quarta-feira (1).
Celtics C Kristaps Porzingis is expected to miss a minimum of several games with the right soleus strain, sources tell ESPN. https://t.co/9qW4iR04jO
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) April 30, 2024
Kristaps Porziņģis esteve presente em todas as partidas da série até aqui. Alternando entre bons desempenhos e atuações discretas no ataque, o jogador era parte vital do esquema tático, se apresentando tanto como um pivô no centro do garrafão quanto no arremesso de três pontos. No jogo três, em Miami, Kristaps converteu três de cinco bolas tentadas no perímetro, anotou 18 pontos e terminou a partida com 55.6% de aproveitamento em arremessos de quadra.
Titular quando está saudável, o desfalque coloca Al Horford como o principal jogador dentro da pintura dos Celtics para evitar investidas de Bam Adebayo e pontuar quando tem a chance. Afinal, Horford também gosta de aparecer nas bolas de três pontos.
Celtics contavam com Porziņģis em uma série que os coadjuvantes assumiram o comando do time
Jayson Tatum e Jaylen Brown continuam sendo os nomes mais falados no Boston Celtics, mas com a fama de que não entregam tudo o que se espera nos playoffs, outros jogadores tem aparecido para comandar o time em vitórias importante, como Derrick White e o próprio Kristaps Porziņģis
White no jogo quatro contra o Miami Heat, em uma situação que em caso de vitória de Bam Adebayo e companhia a série ficaria empatada, o ex-San Antonio Spurs colocou a bola debaixo do braço e resolveu quando os Celtics mais precisavam.
Foram 38 pontos, mais de 50% de aproveitamento em arremessos de quadra, oito bolas de três pontos, quatro rebotes, três assistências e três tocos – uma de suas melhores características. White soma 87 blocks na temporada.