NBA: Blazers vacilam e sofrem virada dos Bucks em reencontro com Lillard

Paola Zanon | 26/11/2023 - 20:16

O Milwaukee Bucks venceu o Portland Trail Blazers por 108 a 102 na noite deste domingo (26), em jogo válido pela temporada regular da NBA.

Este foi o primeiro encontro de Damian Lillard com os Trail Blazers desde a troca para os Bucks, depois de jogar durante 11 temporadas da NBA em Portland. O resultado foi a maior virada da temporada 2023-24 até o momento, com Milwaukee revertendo uma diferença de 26 pontos.

Os Bucks abriram o placar no Fiserv Forum com Brook Lopez, que recebeu de Lillard, mas os Blazers não facilitaram e fizeram um jogo bastante disputado no primeiro quarto, chegando a fechar o período à frente no placar por cinco pontos.

No início do segundo quarto, os visitantes conseguiram ser ainda mais dominantes com Shaedon Sharpe e Scoot Henderson, que marcou sua primeira bola de três pontos na carreira da NBA bem na cara de Damian.

Graças à defesa fraca dos Bucks, os visitantes chegaram a abrir mais de 10 pontos de vantagem em menos de três minutos do segundo período, mantendo-a até a saída para o intervalo. Com quase 70 pontos, esse foi o melhor primeiro tempo da franquia de Portland na temporada 2023-24 até o momento.

No terceiro quarto, os Trail Blazers continuaram dominantes, e os Bucks não arrumaram nada na defesa, o que fez os visitantes abrirem até 26 pontos de diferença. Da metade para o final do período, os donos da casa esboçaram uma reação, principalmente com Giannis Antetokounmpo, e conseguiram diminuir a diferença para 13 pontos.

Sem conseguir ajustar a equipe, o técnico Adrian Griffin decidiu aumentar a rotação dos jogadores, deixando Lillard e Brook Lopez descansarem durante mais tempo.

Com apenas Giannis em quadra, os Blazers voltaram a abrir mais de 20 pontos de diferença —mas o grego não se deu por vencido e, com a volta de Dame à quadra, conseguiu diminuir de novo para menos de 10 pontos.

Nos minutos seguintes, os Bucks surpreenderam e conseguiram, finalmente, empatar o placar com uma bola de três justamente de Damian.

O último minuto foi o mais tenso de toda a partida, com as duas equipes alternando a liderança no placar. Apenas quando faltavam 14 segundos, os Bucks conseguiram firmar a vantagem ao ficar seis pontos à frente.

Trail Blazers x Bucks: estatísticas

Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks. Foto: Icon sport
Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks. Foto: Icon sport

Pelos Bucks, Antetokounmpo teve mais uma atuação de gala, com um duplo-duplo de 33 pontos, 16 rebotes e seis assistências, além de um roubo de bola e três tocos.

Contra seu ex-time, Damian Lillard chegou a 31 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, além de ter sido o responsável pelo empate e virada do jogo na reta final do último quarto.

Os Blazers fizeram um bom jogo coletivo, com quatro dos cinco titulares alcançando dígito duplo na pontuação. Malcolm Brogdon foi o maior destaque com um duplo-duplo de 18 pontos, oito rebotes e 12 assistências.

Vindo do banco, Scoot Henderson fez seu melhor jogo na temporada até agora. O novato jogou durante 27 minutos e anotou 13 pontos, quatro rebotes e uma assistência. O novato foi a 3ª escolha geral no Draft 2023.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.