Anthony Davis desabafa após ser ‘excluído’ em lista da NBA: ‘Cansei disso’

Paola Zanon | 22/04/2024 - 14:59

Anthony Davis não ficou nada feliz em ver que seu nome não aparece entre os finalistas ao prêmio de Jogador Defensivo do Ano na temporada 2023-24 da NBA.

O pivô do Los Angeles Lakers ainda acusou a liga de prejudicá-lo por motivos pessoais e chegou a afirmar que jamais receberá algum prêmio individual em sua carreira.

— Eu nunca vou ganhar. A liga não gosta de mim. Eu sou o melhor jogador defensivo da NBA. Posso marcar qualquer posição. Prêmios e prêmios individuais, cansei disso—, desabafou ele, em entrevista à ESPN.

Os finalistas ao prêmio de melhor defensor foram Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, Bam Adebayo, do Miami Heat, e o novato Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs.

O francês é o segundo na lista de quem mais pegou rebotes ao longo da temporada regular, com 982. Davis aparece em quarto lugar, com 961, à frente de Wembanyama, que é o 10º, com 755. Adebayo não está entre o top 10.

— Eu não sei mais o que fazer. Já superei isso. Só vou fazer o que tem que ser feito para ajudar a equipe a vencer um campeonato—, completou ele.

Anthony chegou a aparecer entre os 10 principais nomes na corrida para o MVP, mas na lista final, acabou ficando de fora. Apesar disso, ele ainda deverá fazer parte dos All-NBA Teams, principalmente do time defensivo.

A temporada de Anthony Davis

A temporada 2023-24 foi um marco na carreira de Anthony Davis. Esta foi a primeira vez que o defensor disputou mais de 75 dos 82 jogos regulares —foram 76 ao todo. Para estar elegível aos prêmios individuais e All-NBA Teams, ele precisava de participação em 65 duelos.

Além disso, em 12 anos na liga, esta foi apenas a terceira vez que o pivô ficou acima de 70 jogos; antes isso só havia acontecido em 2017 e 2018, quando ele ainda jogava pelo New Orleans Pelicans. Desde que chegou aos Lakers, seu maior número de jogos em uma temporada foi 62, em 2019-20, ano em que venceram o título.

Davis teve um duplo-duplo de média ao alcançar 24,7 pontos e 12,6 rebotes por partida, além de 2,3 bloqueios e 1,2 roubos; essas estatísticas contam bastante para o aspecto defensivo.

O pivô ainda conseguiu chegar saudável aos playoffs, mesmo depois de passar pelo play-in, depois de tantas temporadas com inúmeros jogos de ausência por causa de lesões.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.