Ano de despedida? LeBron James volta a falar em aposentadoria: ‘Está chegando’

Paola Zanon | 18/02/2024 - 20:19

Prestes a disputar o All-Star Game NBA pela 20ª vez em sua carreira, LeBron James voltou a falar sobre a proximidade de sua aposentadoria e um possível ano de despedida das quadras.

Aos 39 anos, o astro do Los Angeles Lakers será o capitão do time da Conferência Oeste no evento principal do All-Star Weekend e, ao chegar em Indiana para a partida, respondeu os questionamentos da imprensa sobre quantos jogos das estrelas ainda lhe restam.

— Não planejei quantas temporadas ainda me restam, mas sei que não são muitas. Estou meio a meio [sobre fazer um ano de despedida]. Há momentos em que sinto que devo isso aos meus fãs que estão nessa jornada comigo há mais de duas décadas. Mas por outro lado, eu não me sinto confortável em aceitar toda essa adoração, é um sentimento estranho para mim. Eu vi Kobe [Bryant] e vários caras fazerem isso, mas ainda não sei como me sinto sobre isso—, disse ele.

Na temporada de 2015-16, Kobe Bryant fez uma turnê de despedida e já sabia que o All-Star Game daquele ano seria seu último. O ídolo de Los Angeles foi apresentado com honras no evento, em tom saudoso, antes mesmo do fim dos jogos regulares.

Os fãs esperam que LeBron faça algo parecido quando realmente decidir se aposentar, mas também torcem para que ele ganhe um último título com os Lakers antes disso. E até seu futuro na franquia ficou em aberto, apesar do carinho e respeito que ele demonstrou pelo time.

— Não tenho a resposta sobre quanto tempo vai demorar, nem sobre qual uniforme vou usar. Eu sou um Laker e estou muito feliz por ter sido um Laker durante os últimos seis anos… Não sei como isso vai acabar, mas está chegando. Está chegando, com certeza—, declarou.

LeBron vai se aposentar nos Lakers?

Com a aposentadoria das quadras cada vez mais perto, James ainda não sabe responder se isso acontecerá em Los Angeles ou em qualquer outra franquia da NBA —e a situação de seu contrato também não ajuda a desvendar esse mistério.

Ao final da temporada 2023-24, LeBron vai entrar no ano de sua player option com os Lakers, que prevê um salário de US$ 51 milhões (R$ 253 milhões, na cotação atual) para o próximo ano.

O maior pontuador da história, no entanto, ainda não deu nenhum sinal sobre aceitar e seguir em Los Angeles, ou recusar e se aventurar no mercado da NBA provavelmente pela última vez. Outras franquias, inclusive, estão monitorando a situação de LeBron, e o Golden State Warriors está entre elas.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.