O Naismith Memorial Basketball Hall of Fame (Hall da Fama do Basquete) anunciou oficialmente as personalidades que entrarão em seu panteão de estrelas. A cerimônia de confirmação acontecerá em Springfield (em Massachussetts), em 16 e 17 de agosto.
Figuram no Hall da Fama do Basquete lendas do quilate de Michael Jordan, Kareem Abdul-Jabbar e Dirk Nowitzki. Três brasileiros, individualmente, fazem parte desta constelação: Oscar Schmidt, a rainha Hortência Marcari e Ubiratan Pereira, estrela da década de 60 e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Congratulations to 8x @NBAAllStar, 1998-99 Rookie of the Year and the only player in @NBAHistory to play in four different decades, #24HoopClass inductee Vince Carter. pic.twitter.com/MiTGEgNXre
— Basketball HOF (@Hoophall) April 6, 2024
Confira os contemplados no Hall da Fama em 2024
Vince Carter: com 22 temporadas na NBA, marcou 25.728 pontos na carreira, sendo o 24º lugar na história da liga. Foi indicado oito vezes ao All-Star e eleito o Novato do Ano em 1999.
Chauncey Billups: atual treinador do Portland Trail Blazers, foi cinco vezes indicado ao All-Star, foi campeão uma vez e MVP das Finais com os Pistons.
Michael Cooper: cinco vezes campeão com o Lakers e vencedor do prêmio de Jogador Defensivo do Ano em 1987.
Walter Davis: falecido no ano passado, ganhou o prêmio de Novato do Ano em 1978 e ainda é o maior pontuador de todos os tempos dos Suns, com 15.666 pontos.
Jerry West: membro do Hall da Fama tanto como jogador quanto como membro da equipe olímpica dos EUA em 1960, West está sendo homenageado pela terceira vez devido ao seu trabalho como executivo dos Lakers, Grizzlies, Warriors e Clippers.
Doug Collins: entra na lista por seu trabalho como treinador principal dos Bulls, Pistons, Wizards e Sixers, incluindo 442 vitórias na temporada regular. Collins também atuou como comentarista.
Herb Simon: Simon é proprietário dos Pacers desde 1983, o maior tempo contínuo na história da NBA.
Seimone Augustus: eleita duas vezes Jogadora do Ano do College Naismith e uma vez Novata do Ano da WNBA em 2006. Conquistou quatro títulos na liga e recebeu o prêmio de MVP das Finais da WNBA em 2011.
Dick Barnett: conquistou campeonatos com os Knicks em 1970 e 1973.
Bo Ryan: foi o treinador principal de basquete masculino da Universidade de Wisconsin e ganhou quatro vezes o prêmio de Treinador do Ano da Big Ten, com aparições consecutivas no Final Four em 2014 e 2015.
Michele Timms: ganhou medalhas de bronze e prata olímpicas com a seleção nacional da Austrália.
Harley Redin: falecido em 2020, o ex-treinador de basquete masculino e feminino da Wayland Baptist University (Texas), Redin ganhou seis campeonatos nacionais da AAU (Amateur Athletic Union).
Charles Smith: Smith é o treinador principal de ensino médio com mais vitórias na história da Louisiana e liderou nove equipes em campeonatos estaduais do ensino médio.