A Major League Soccer (MLS) é a maior liga de futebol dos Estados Unidos, e desde a sua criação em 1993, vem crescendo em popularidade e ganhando destaque global, principalmente, graças à recente contratação de Lionel Messi pelo Inter Miami.
O principal objetivo da MLS é popularizar o futebol nas terras norte americanas. E antes da chegada do craque argentino, outros grandes nomes internacionais ajudaram a colocar a competição no mapa internacional do futebol. David Beckham, Ibrahimovic e Kaká são alguns dos jogadores que já ajudaram a fortalecer a reputação da liga.
O que significa MLS e quais as suas regras?
MLS é a sigla para Major League Soccer, que significa, basicamente, “principal liga de futebol”. O campeonato norte-americano abriga um total de 29 equipes, divididas em duas conferências: leste com 15 equipes e oeste com 14
O formato de competição é robusto, e cada equipe faz 17 partidas como mandante, além de outras 17 como visitante. No fim da temporada regular, os 7 melhores classificados de cada conferência vão direto aos playoffs. O 8º e o 9º colocados das duas conferências definem, em jogo único, quem fica com a última vaga.
Definidos os oito classificados, cada conferência tem a sua tabela de mata-mata, com primeira fase sendo decidida em uma melhor de três jogos. Depois, semifinal e final. Os campeões de cada conferência se enfrentam na MLS Cup, para decidir quem será o grande campeão da temporada.
LEIA TAMBÉM:
++ Saiba quantos gols Messi já fez pelo Inter Miami
++ Em jogo apagado de Messi, Inter Miami e Nashville empatam sem gols
Quais as grande estrelas jogam ou já jogaram na MLS?
Desde sua criação, a MLS tem evoluído para se tornar uma liga competitiva e atrair jogadores de renome mundial. A chegada de Lionel Messi, por exemplo, gerou ondas de interesse e entusiasmo, alavancando ainda mais a visibilidade da competição.
O craque argentino, considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, trouxe consigo uma legião de fãs e uma atenção sem precedentes para o país, gerando um lucro de mais de R$ 1 bilhão somente em venda de ingressos para o Inter Miami.
Mas essa não é a primeira vez que a liga presencia a chegada de astros internacionais. Nomes como David Beckham, que além de jogador se tornou proprietário do clube Inter Miami, e atletas renomados como Ibrahimovic, Kaká, Lampard, Gareth Bale e Wayne Rooney, que hoje é técnico do DC United, já enriqueceram a liga com seu talento e carisma, contribuindo para sua evolução ao longo dos anos.
Na história, o LA Galaxy é o time mais bem-sucedido, acumulando cinco taças. O D.C. United, de Wayne Rooney, vem atrás, com quatro, enquanto o Columbus Crew conquistou o campeonato em duas ocasiões.
Veja a lista dos maiores campeões da MLS:
- Los Angeles Galaxy – 5 títulos (2002, 2005, 2011, 2012 e 2014)
- DC United – 4 títulos (1996, 1997, 1999 e 2004)
- Columbus Crew – 2 títulos (2008 e 2020)
- San Jose Earthquakes – 2 títulos (2001 e 2003)
- Sporting Kansas City – 2 títulos (2000 e 2013)
- Houston Dynamo – 2 títulos (2006 e 2007)
- Seattle Sounders – 2 títulos (2016 e 2019)
- Chicago Fire – 1 título (1998)
- Toronto FC – 1 título (2017)
- Real Salt Lake – 1 título (2009)
- Colorado Rapids – 1 título (2010)
- Portland Timbers – 1 título (2015)
- Atlanta United – 1 título (2018)
- New York City – 1 título (2021)
- Los Angeles FC – 1 títulos (2022)
Hoje em dia, o sucesso da MLS é tanto que ultrapassou as fronteiras dos Estados Unidos, tornando-se uma liga que atrai a atenção e o interesse de fãs de futebol em todo o mundo. A vinda de Messi é apenas mais um capítulo desse crescimento e consolidação, colocando a Major League Soccer como um nome relevante e impactante no cenário do esporte global.
Com uma base de fãs em expansão e um nível de competição em constante melhoria, a franquia está bem posicionada para continuar sua trajetória de sucesso e elevar o status do futebol na América do Norte.