Neste segunda-feira (15), a FIFA anunciou em uma premiação que o argentino Lionel Messi, atualmente jogando pelo Inter Miami na MLS, foi eleito o melhor jogador do mundo. A conquista do The Best, nome dado a premiação, é a oitava da carreira do atual campeão do mundo. Messi, que atualmente se prepara para a volta da temporada de 2024 da MLS, superou grandes nomes do futebol mundial como Erling Haaland, Kylian Mbappé e Robert Lewandoski, em uma decisão considerada polêmica.
O desempenho avaliado para dar a premiação para o jogador vencedor do prêmio The Best, leva em consideração o dia seguinte da Copa do Mundo de 2022 até o dia 20 de agosto de 2023. Período este em que Messi acabou se desentendendo com o PSG, sua antiga equipe e negociou contrato com o Inter Miami, para pela primeira vez ir atuar na MLS. Apesar de ter conquistado o Campeonato Francês, Messi não conseguiu levantar a Copa dos Estados Unidos e nem o Campeonato dos Estados Unidos, tendo conquistado apenas uma Copa das Ligas, competição que reúne equipes do México e Estados Unidos.
FIFA MEN’S BEST PLAYER: LIONEL MESSI 🔥
THE GREATEST THERE IS, THE GREATEST THERE WAS, THE GREATEST THERE EVER WILL BE!! 🐐 pic.twitter.com/ShMKNgOriU
— 𝐌𝐀𝐋𝐈𝐊 (@TheMahleek) January 15, 2024
Astro da MLS se isola como maior vencedor da premiação
Apesar de não ser mais uma unanimidade, ainda mais por estar atuando nos Estados Unidos, Messi chegou a oitava conquista na competição (2009,2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2023 e 2024), se isolando ainda mais na primeira posição. Cristiano Ronaldo, atualmente no Al-Nassr, tem cinco conquistas da premiação e fica cada vez mais distante do argentino e atualmente astro da MLS.
Uma reação que chamou bastante a atenção na premiação deste ano foi a de Alf-Inge Haaland, pai de Erling Halaand e que tinha a expectativa de ganhar pela primeira vez o título de campeão do The Best. Ao ver que Lionel Messi ganhou a premiação e derrotou seu filho, ele olhou para as câmeras com desprezo, em tom de protesto pela decisão tomada pela FIFA. Além disto, o que se viu foi palmas fracas e um momento em que os presentes não se empolgaram com a premiação dada a Messi.
A cara do pai do Haaland quando o Messi foi anunciado melhor do mundo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pic.twitter.com/P8LKwtNOfv
— PES MIL GRAU (@Pesgrau) January 15, 2024