MLS: Messi terá de enfrentar infraestrutura assustadora no Inter Miami

Igor Ribeiro | 14/06/2023 - 14:00

Lionel Messi, astro argentino do futebol, está prestes a enfrentar uma realidade bem diferente daquela a que estava acostumado. Ao assinar com o Inter Miami e se preparar para atuar na MLS, Messi se tornou parte do negócio mais lucrativo da história do futebol nos Estados Unidos.

No entanto, seu novo time enfrenta uma crise fora dos gramados, com críticas vindas de vizinhos e torcedores em relação à infraestrutura do clube. 

De acordo com informações divulgadas pelo The Athletic, o Inter Miami ocupa atualmente seus jogos no DRV PNK, um estádio básico em Ford Lauderdale, na Flórida, com capacidade para 19 mil fãs.  

O local, que fica em um parque industrial próximo a um aeroporto particular, está longe de proporcionar uma experiência de jogo adequada para os torcedores. Nas proximidades do DRV PNK, onde o time manda seus confrontos, existem poucas lojas disponíveis, incluindo uma oficina e uma casa de entretenimento adulto. 

Estádio abandonado do Inter Miami

DRV PNK Foto Icon Sport
DRV PNK é o estádio do Inter Miami. Foto: Icon Sport

O abandono no entorno do estádio tem gerado críticas ao clube, que, apesar de ter contratado Messi e estar disposto a pagar salários milionários, parece negligenciar a infraestrutura.

Comerciantes locais também se queixam do fato de serem obrigados a fechar suas empresas nos dias de jogo, além de terem que transformar seus negócios em estacionamentos temporários. 

Além disso, os proprietários do Inter Miami são acusados de não investirem no desenvolvimento do local, que atualmente apresenta apenas um pasto vazio e cheio de mato.

Havia planos de construção de um parque público, que acabaram sendo interrompidos pela pandemia da COVID-19. Segundo a direção do clube, a construção do parque deverá ter início em julho deste ano. 

A estrutura precária do Inter Miami também atinge os jogadores e pode incluir Messi, acostumado a ambientes de alto nível, como o Parque dos Príncipes do PSG e o Camp Nou do Barcelona. O DRV PNK não possui nem mesmo vestiários, o que obriga os jogadores a se trocarem em um Centro de Treinamento (CT) próximo e a caminharem pelo estacionamento, passando por torcedores e jornalistas, antes de entrarem em campo. 

Diante desses problemas, o clube chegou a negociar a possibilidade de jogar no Hard Rock Stadium, com capacidade para 65 mil espectadores e que recebe partidas da NFL. No entanto, as negociações entre David Beckham, proprietário do Inter Miami, e os donos do estádio não foram concluídas. 

Nova estrutura, hábitos comuns?

Apesar das adversidades atuais, o Inter Miami tem planos de mudar para um novo estádio em 2025, prometendo oferecer as melhores tecnologias disponíveis no mercado. A data de inauguração coincidiria com o último ano de contrato de Messi com o clube. Contudo, mesmo com a euforia, surgem preocupações com relação à nova infraestrutura.  

O estádio será construído em um antigo campo de golfe próximo ao Aeroporto Internacional de Miami, que atualmente se encontra abandonado, coberto de mato, pichações e com o solo contaminado por metais como chumbo e arsênico. 

Apesar dos desafios enfrentados pelo Inter Miami em termos de infraestrutura, a expectativa é que o clube e seus proprietários tomem medidas para resolver as questões e proporcionar um ambiente adequado para seus jogadores e torcedores.  

A contratação de Lionel Messi, além de aumentar a visibilidade e o prestígio do time, também traz consigo a responsabilidade de oferecer uma estrutura condizente com a grandeza do jogador e com o futuro do clube na MLS. 

Escrito por Igor Ribeiro
Igor Ribeiro é especialista em lutas e MMA e começou a carreira na área como redator e repórter do site Super Lutas, até se tornar coordenador. Foi reporter do Quinto Quarto até julho de 2023.