Considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Lionel Messi trouxe consigo uma nova perspectiva ao Inter Miami. No entanto, uma preocupante dependência de Messi começa a surgir, à medida que a equipe tem muito dificuldade para vencer na Major League Soccer (MLS) quando o craque não está em campo.
A contratação de Messi foi um marco histórico para o clube e para o futebol nos Estados Unidos. Sua presença não apenas aumentou a visibilidade da franquia, mas também elevou as expectativas dos torcedores e da diretoria. E, em muitos aspectos, Lionel tem mostrado resultado em campo.
Os últimos resultados do Inter Miami revelam uma preocupante tendência. Sem Messi, seja por lesão ou convocação para a Seleção da Argentina, o desempenho do time cai significativamente. Nas únicas duas partidas que o craque argentino ficou de fora, o Inter Miami não venceu. A primeira, contra o Atlanta United, foi goleado por 5 a 2, assim como o jogo do último domingo, no empate em 1 a 1 contra o Orlando City.
Os números não mentem. Em jogos da MLS, a franquia tem uma taxa de vitória notavelmente inferior sem o seu capitão. Além disso, a média de gols marcados por partida cai drasticamente quando o argentino não está presente. Isso levanta a questão: o Inter Miami depende excessivamente de Messi?
O Inter Miami depende de Lionel Messi?
Antes da chegada de Messi aos Estados Unidos, o Inter Miami ocupava a última posição na Conferência Leste e tinha a pior campanha na MLS. Seu aproveitamento na temporada não passava de 35,9%, e a equipe havia conquistado apenas uma vitória nas dez partidas anteriores à estreia do craque argentino.
Confira os jogos do Inter Miami antes da chegada de Messi
- Montréal 1 x 0 Inter Miami
- Inter Miami 0 x 1 NY Red Bulls – Major League Soccer
- Inter Miami 1 x 2 DC United – Major League Soccer
- Birmingham Legio 0 x 1 Inter Miami – Copa dos Estados Unidos
- New England 3 x 1 Inter Miami – Major League Soccer
- Philadelphia Union 4 x 1 Inter Miami – Major League Soccer
- Inter Miami 1 x 1 Austin – Major League Soccer
- Inter Miami 2 x 2 Columbus Crew – Major League Soccer
- DC United 2 x 2 Inter Miami – Major League Soccer
- St. Louis City SC 3 x 0 Inter Miami – Major League Soccer
Desde que Messi vestiu as cores do clube pela primeira vez, a equipe conquistou 73,8% dos pontos disponíveis em todas as competições disputadas. Esse período foi marcado por oito vitórias e quatro empates. Nenhum dos outros times conseguiu igualar esse desempenho, com o Columbus Crew sendo o mais próximo, registrando um aproveitamento de 70,4%.
Confira os jogos do Inter Miami com Messi em campo
- Cruz Azul 1 x 2 Inter Miami (2 x 1) – Leagues Cup
- Inter Miami 4 x 0 Atlanta United (4 x 0) – Leagues Cup
- Inter Miami 3 x 1 Orlando City (3 x 1) – Leagues Cup
- FC Dallas 4 x 4 Inter Miami (4 x 4) – Leagues Cup
- Inter Miami 4 x 0 Charlotte FC (4 x 0) – Leagues Cup
- Philadelphia Union 4 x 1 Inter Miami (4 x 1) – Leagues Cup
- Nashville SC 1 x 1 Inter Miami (1 x 1) – Leagues Cup
- Cincinnati 3 x 3 Inter Miai (3 x 3) – Copa dos Estados Unidos
- NY Red Bulls 0 x 2 Inter Miami (0 x 2) – Major League Soccer
- Inter Miami 0 x 0 Nashville SC (0 x 0) – Major League Soccer
- LAFC 3 x 1 Inter Miami (3 x 1) – Major League Soccer
- Inter Miami 3 x 2 Sporting KC (3 x 2) – Major League Soccer
Na última rodada da MLS, com Messi poupado outra vez, o Inter Miami teve dificuldades diante do Orlando City e, fora de casa, e apenas empatou em 1 a 1.
Com os números mostrando uma “dependência em Messi”, a pressão constante sobre o argentino pode ser desgastante. Aos 36 anos, a exigência de atuar em todos os jogos pode aumentar o risco de lesões.
O que o Inter Miami precisa fazer para avançar aos playoffs da MLS?
Se quiser se classificar direto para os playoffs da MLS, o Inter Miami vai ter que ligar o secador e contar com a sorte. Restando apenas cinco rodadas para o fim da temporada regular, o Inter Miami ocupa hoje a penúltima colocação da Conferência Leste, com 32 pontos. A primeira equipe na zona de classificação direta para os playoffs é o Nashville, sétimo colocado, com 44 pontos. No total, 12 pontos separam as franquias.
Para se classificar, a matemática do Miami é simples: precisa vencer todas as partidas, alcançar os 47 pontos, e torcer para o rival não pontuar. Além disso, Messi e seus companheiros ainda terão que “vencer” uma estatística que pode ser desafiadora. Nas últimas duas temporadas, sempre que um time avançou direto aos playoffs, somou, pelo menos, 48 pontos.
Com isso, a melhor chance de classificação é a equipe de Miami chegar tentar chegar, ao menos, na nona posição. O regulamento da MLS prevê uma disputa em melhor de três jogos entre o oitavo e novo colocados de cada conferência, para definir quem fica com a última vaga para a fase decisiva da competição. Com isso, o Inter Miami teria como principal rival o New York City, que tem 37 pontos, cinco a mais.
Com ou sem Messi, a tarefa é complicada e vencer é a única coisa que importa nos últimos e decisivos jogos do Inter Miami na MLS. Mas, antes disso, o time ainda encara o Houston Dynamo, pela final da Copa dos Estados Unidos, na próxima quarta-feira (27).
LEIA TAMBÉM:
+ Quando será o próximo jogo do Messi e onde assistir ao vivo?
++ MLS: Messi não garante presença na Copa de 2026 e revela ‘mágoa’ com o PSG