Brasa in USA! Confira os brasileiros que vão brilhar na MLS em 2024

Otávio Silva | 20/02/2024 - 22:00

Com previsão de início para o próximo dia 21 de fevereiro, a MLS vai contar na atual temporada com uma legião de jogadores brasileiros. Em 2024, os clubes norte-americanos investiram pesado na contratação de grandes nomes do futebol mundial, aspirando crescimento da liga. E isso inclui jogadores brasileiros.

No total, são 28 atletas nascidos no Brasil e que vão disputar a competição, alguns destes jogadores com curta passagem no futebol nacional e que acabaram indo ainda jovens atuar nos Estados Unidos. Dos 29 times que jogam a MLS, são 18 que possuem atletas brasileiros. Gabriel Pec, Vitor Costa, João Pedro, Ythallo e Ruan são os jogadores que vão disputar sua primeira temporada na competição, enquanto Felipe Martins é o mais experiente com 12 temporadas na MLS.

Douglas Costa, que antes vestia a camisa do Los Angeles Galaxy, se transferiu para o Fluminense é um desfalques para o atual ano, assim como o ex-jogador do Athletico-PR, Matheus Rosseto, que estava no Atlanta United e acabou não renovando o seu contrato. Gregore, com boa passagem pelo Bahia, deixou o Inter Miami nesta segunda-feira (19) e foi anunciado como novo reforço do Botafogo.

O Quinto Quarto listou as informações dos 27 brasileiros que vão atual nos gramados na terra do tio Sam na temporada de 2024 da MLS.

Inter Miami – Jean Mota

Revelado pela Portuguesa de Desportos, Jean Mota teve no Brasil passagens de sucesso por Fortaleza e Santos, até ser encaminhado para o Inter Miami em 2022. Pelo clube dos Estados Unidos, o jogador soma 47 partidas e marcou três gols, sendo titular em alguns duelos que o time de Messi disputou na temporada. Com contrato até o final de 2024, Mota já pode assinar um pré-contrato com algum clube na metade deste ano.

Sua principal passagem na carreira foi atuando pelo Santos, sendo figurinha carimbada na Vila Belmiro por muitos anos na última década. Pelo Alvinegro Paulista, Jean Mota somou 222 jogos, 12 gols e 24 assistências.

Foto : Icon Sport
Foto : Icon Sport

Houston Dynamo – Micael

Com passagem pelas categorias de base do Atlético-MG e se profissionalizando na Inter de Limeira, Micael é desconhecido para a maioria dos brasileiros. Depois de uma breve passagem pelo time B do Houston Dynamo, o jogador de 23 anos subiu para a equipe principal. Em 38 jogos com a camisa do Houston Dynamo na MLS, Micael marcou um gol.

Foto: Icon Sport
Foto: Icon Sport

Colorado Rapids – Rafael Navarro

Foto: Icon Sport
Foto: Icon Sport

Por muitas vezes alvo de críticas da torcida do Palmeiras, Rafael Navarro neste momento se encontra no Colorado Rapids onde vem tendo boas apresentações. Revelado pelo Atlético Goianiense, Navarro ainda acumula passagem pelo Botafogo, além de ter sido das categorias de base do Fluminense.

Quando surgiu no Botafogo, Rafael Navarro conquistou seus melhores números na carreira: 18 gols e 10 assistências em 63 jogos. Negociado com o Palmeiras, o atacante amargou a reserva e teve números mais discretos: 11 gols e quatro assistências em 65 jogos.

Dallas FC – Geovane Jesus

Foto: Icon Sport
Foto: Icon Sport

Vindo das categorias de base do Cruzeiro, Jesus está desde 2023 no FC Dallas, que pagou cerca de 6,85 milhões de reais ou um milhão e trezentos mil euros para contar com o jogador de 22 anos. Com contrato até dezembro de 2026, o atleta é visto como um futuro atleta do time, que já contou com Bressan como zagueiro, além de Thiago Santos, que esta atualmente no Fluminense e tem passagem anterior pelo Grêmio.

Sua principal passagem no futebol foi justamente pelo Cruzeiro, marcando dois gols e duas assistências em 40 partidas disputadas. No FC Dallas, foram apenas duas assistências em 24 jogos disputados no time norte-americano.

Los Angeles Galaxy – Gabriel Pec

Foto: Icon Sport
Foto: Icon Sport

Especulado em negociações com o futebol europeu, Gabriel Pec optou por assinar com o Los Angeles Galaxy. Nos Estados Unidos, o jogador com prestígio depois da boa temporada que fez com o Vasco. Em 2023. Gabriel anotou oito gols e quatro assistências em 37 jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, sendo essencial para o time na luta contra o rebaixamento.

Revelado nas categorias de base do Vasco, Pec marcou 26 gols e 14 assistências nos 178 jogos disputados pela equipe vascaína. O Galaxy que pagou mais de 45 milhões de reais ou 9.5 milhões de euros para contar com o agora ex-jogador do Vasco.

San José Earthquakes – Daniel, Rodrigues e Vitor Costa

Daniel

Foto: Icon Sport
Foto: Icon Sport

Ex-goleiro do Internacional, Daniel ficou marcado pela torcida do clube gaúcho por algumas falhas em partidas decisivas e acabou sendo anunciado pelo San José Earthquakes após ter um clima muito ruim em Porto Alegre. No clube dos Estados Unidos, o goleiro é titular absoluto e aos 29 anos é um dos principais nomes do time. Tem contrato até o final deste ano e pode já assinar um pré-contrato na metade de 2024.

Desde que chegou ao San Jose Earthquakes, o goleiro brasileiro soma 32 gols sofridos em 26 jogos, com seis jogos sem ser vazado pelo ataque adversário.

Rodrigues

Conhecido anteriormente como “Tonhão”, Rodrigues começou sua carreira no ABC de Natal, porém foi pelo Grêmio que ganhou notoriedade. Assim como Daniel no rival, conviveu com críticas constantes da torcida e foi emprestado para o San José Earthquakes, que decidiu comprar o atleta, junto ao time gaúcho, em 2023.

Considerado como titular absoluto da equipe norte-americana, Rodrigues soma 45 jogos na equipe com um gol marcado e uma assistência.

Foto: Icon Sport
Foto: Icon Sport

Vitor Costa

Vitor Costa foi contratado nesta temporada após um período atuando no Marítimo de Portugal. Costa tem uma carreira feita boa parte atuando em Portugal por Arouca, Aves e Marítimo, além de um curto período no Lens da França. Ele chegou a retornar ao Brasil para jogar por Inter de Lages e CSA, mas rapidamente retornou ao futebol europeu.

Contratado para a próxima temporada, o lateral-esquerdo se destacou pelo Marítimo na segunda divisão do Campeonato Português, onde somou 80 jogos, dois gols anotados e cinco assistências feitas.

Seattle Sounders – Nathan, João Paulo e Leo Chú

Nathan

Indo para a sua terceira temporada no país, Nathan é um defensor que também construiu boa parte da sua carreira atuando fora do país. Com passagens por Chapecoense, Palmeiras e Criciúma, Nathan atuou na Europa por Zurich e Grasshoppers e em 2021 foi para o San José Earthquakes. Após ver seu contrato se encerrando, o brasileiro viu a oportunidade de continuar atuando na MLS e decidiu se juntar ao Seattle Sounders, que já tem outros atletas nascidos no Brasil no seu elenco.

O zagueiro, que tem passagem pelas categorias de base da Seleção Brasileira, teve sua melhor temporada em solo americano no ano de 2022, anotando três gols em 26 jogos com a camisa dos Earthquakes.

Foto: Icon Sport
Foto: Icon Sport

João Paulo

Assim como Nathan, João Paulo já está desde 2021 no país e foi revelado pelo Internacional, com passagens de sucesso por Botafogo e Santa Cruz. Considerado ídolo pela torcida do Seattle Sounders, o meia brasileiro fará sua quarta temporada nos Estados Unidos em sua segunda passagem pela equipe.

Titular absoluto da equipe verde, ele anotou quatro assistências em 2023 e foi considerado um dos melhores jogadores de Seattle na temporada da MLS.

Léo Chú

Outro atleta experiente no time, Léo Chu quase foi comprado no início do ano pelo Fluminense, mas o negócio acabou não evoluindo por questões financeiras. Com contrato até o final deste ano, o jogador deve iniciar a sua terceira temporada na MLS atuando pelo Seattle Sounders, mas pode ser negociado na metade do ano com algum time brasileiro. Atuando como atacante pelos lados, ele ficou conhecido por ter sido revelado pelo Grêmio.

O brasileiro teve grande participação na boa campanha dos Sounders durante a última temporada. Titular, Chu marcou cinco gols e oito assistências em 39 partidas disputadas.

Portland Timbers – Antony Alves, Evander e Natan Fogaça

Antony Alves

Jovem ponta esquerda de 22 anos, Antony Alves foi revelado pelas categorias de base do Joinville e teve passagem marcante pelas categorias do Corinthians, embora nunca tenha atuado no plantel profissional. Em 2021, foi emprestado ao Arouca (POR), se destacou e foi adquirido em definitivo pela equipe. Depois de uma temporada impressionante, foi comprado pelo Portland Timbers, mas ainda não teve uma boa oportunidade.

Em sua última temporada em Portugal, marcou seis gols e três assistências em 42 partidas. No entanto, seu primeiro ano pelos Timbers acabou sendo frustrante, marcando apenas um gol em nove jogos disputados.

Evander

Evander, meia do Portland Timbers, alvo do Flamengo (Foto: Icon Sport)
(Foto: Icon Sport)

Outro jogador revelado pelo Vasco, Evander atuou por alguns anos na Dinamarca pelo FC Midtjylland e chamou bastante atenção na modesta liga norueguesa. Logo, foi adquirido pelo Portland Timbers como a maior compra da história da franquia norte-americana. Depois de uma grande temporada, ele acabou sendo alvo de diversas equipes e teve conversas avançadas para acertar com o Flamengo, mas a equipe americana optou por não negociá-lo. Ele possui contrato até 2026.

Sua primeira temporada na MLS justificou o tamanho do investimento feito por seus talentos. Evander marcou 11 gols e quatro assistências em 29 jogos, sendo eleito pela torcida como melhor jogador dos Timbers na temporada.

Natan Fogaça

Mesmo nascido no Brasil, Fogaça pouco jogou no futebol nacional. O atleta teve uma curta passagem pelo Coritiba, mas logo foi encaminhado para o San Antonio FC, time dos Estados Unidos que joga a USL – uma competição de nível inferior no país. O jogador está desde 2022 no Portland Timbers, mas foi novamente emprestado ao San Antonio FC no fim de 2023. Ele tem contrato com a franquia até o fim de 2024.

Austin FC – Guilherme Biro

Guilherme Biro

Homônimo da promessa do Corinthians e da Seleção Brasileira Sub-20, Guilherme Biro possui uma trajetória diferente no futebol. Revelado pelo Coritiba, o lateral-esquerdo de 23 anos foi se destacar o suficiente para chamar atenção na temporada de 2023 pelo Mirassol. Logo, o atleta acabou sendo adquirido em definitivo pelo Austin FC para a temporada de 2024 e fará sua estreia na MLS.

St. Louis City SC – Célio Pompeu e João Klauss

Célio Pompeu

Com carreira bastante alternativa, Célio nunca jogou no Brasil e foi revelado pelo Universidade da Vírginia. O atleta está desde 2022 na equipe dos Estados Unidos, onde atua como ataque pelos lados do campo. No último ano foram 28 partidas e dois gols, com ainda dois amarelos.

João Klauss

Diferente de Célio, Klauss é outro jogou profissionalmente no Brasil, pelo São José(RS) e possui uma carreira alternativa. O atleta iniciou na equipe gaúcha, mas logo cedo acabou indo jogar no HJK da Finlândia, onde teve bom desempenho. Logo após, foi para O LASK da Áustria, Hoffenheim da Alemanha e St Liege e St Truiden da Bélgica, antes de ser contratado em 2022 pelo St Louis.

Com 165 jogos na carreira e 65 gols, Klauss é a referência de gols do time na MLS.

Foto: Icon Sport
Foto: Icon Sport

DC United – Gabriel Pirani

Gabriel Pirani

Gabriel Pirani, meia do DC United, da MLS (Foto: Icon Sport)
Gabriel Pirani, meia do DC United, da MLS (Foto: Icon Sport)

Revelado nas categorias de base do Santos, Gabriel Pirani surgiu como uma promessa cercada de expectativas na Vila Belmiro, mas nunca conseguiu corresponder em campo. Bastante criticado pela torcida, acabou sendo emprestado em sequência ao Cuiabá, em 2022, e ao Fluminense até o meio de 2023, quando foi negociado em definitivo ao D.C. United.

Atuando em 10 jogos por chegar no meio da temporada, Pirani marcou apenas um gol, mas foi elogiado por suas atuações e é uma das principais esperanças da equipe para 2024.

New York Red Bulls – Elias Manoel

Elias Manoel

Elias Manoel, atacante do New York Red Bulls, da MLS (Foto: Icon Sport)
Foto: Icon Sport

Outro jovem revelado no Grêmio, Elias foi contratado pelo New York Red Bulls e rapidamente caiu nas graças do torcedor. Se no time gaúcho criticado pela torcida por perder gols e não ter boas apresentações, nos Estados Unidos a situação mudou e ele é a referencia tática e técnica do time de Nova Iorque.

Com grandes atuações, Elias marcou sete gols e três assistências nos 37 jogos em que disputou na temporada de 2023.

CF Montreal – Ruan

Ruan

Com curta passagem por Internacional e Ponte Preta, Ruan vai para a sua terceira equipe nos Estados Unidos. Em 2019, foi adquirido pelo Orlando City e acabou indo na temporada seguinte para o D.C United, onde pouco atuou.

Jogando pela primeira vez no Canadá, o jogador brasileiro vai tentar repetir suas atuações no Orlando City para voltar a brilhar no futebol do país pelo CF Montreal.

Foto: Icon Sport
Foto: Icon Sport

Orlando City – Rafael Santos e Felipe Martins

Rafael Santos

Rafael passou pelas categorias de base do Corinthians e, ainda no Brasil atuou por Chapecoense, Inter de Limeira, Cruzeiro e Coritiba. Na Europa teve passagens sem muito sucesso por Tondela, BSAD, A,Kiev e Santa Clara e foi no Orlando City, onde teve um maior brilho.

Em sua primeira temporada, marcou um gol e três assistências em 34 partidas.

Felipe Martins

Apesar de desconhecido da torcida brasileira, Felipe Martins tem uma ampla carreira atuando nos Estados Unidos. Revelado pelo Lugano da Suiça, Felipe nunca jogou no Brasil e chegou ao pais em 2012, vindo do Wohlen.

Tendo vestido as camisas de CF Montreal, New York Red Bulls, Vancouver Whitecaps, D.C United, Austin FC e agora Orlando City, o jogador é o atleta brasileiro que mais tempo está atuando na competição, mesmo tendo jogado uma partida também pelo time do Orlando City.

Foto: Icon Sport
Foto: Icon Sport

New York City – Thiago Martins e Talles Magno

Thiago Martins

Tendo sido revelado pelo Palmeiras, Thiago Martins atuou no Brasil pelo Paysandu e Bahia, antes de rumar em definitivo para o Japão em 2020. Após dois anos no país, Martins decidiu ir para os Estados Unidos, onde veste a camisa do New York City e é uma das principais peças da equipe na MLS.

Talles Magno

Talles Magno, do New York City
Foto: Icon Sport

Especulado em diversas oportunidades como reforço dos times brasileiros, Talles Magno segue no New York City e teve uma passagem no Brasil pelo Vasco, clube que o revelou para o futebol, Avaliado em 50 milhões de reais, ou algo aproximado a 10 milhões de euros, o jogador tem contrato até 2026 com o time dos Estados Unidos e já atrai interesse de diversas equipes.

Principal referência do time dentro e fora de campo, Talles Magno soma até o momento 79 gols e dez assistência com a camisa do time de Nova Iorque.

FC Cincinnati – Sérgio Santos

Sérgio Santos

Sérgio Santos é outro atleta que tem uma carreira inusitada e, que desde 2022, atua na MLS. Com passagens pelas categorias de base do América-MG, Sérgio foi revelado pelo Audax Italiano (CHI) e em 2019 foi encaminhado para o Philadelphia Union, Após três anos na equipe, foi contratado em 2022 pelo Cincinatti, onde se encontra atualmente.

Em sua última temporada pela equipe, Sérgio ostentou o status de titular com 31 partidas disputadas, marcando quatro jogos e uma assistência na temporada.

Foto: Icon Sport
Foto: Icon Sport

Atlanta United – Nick Firmino

Nick Firmino

Assim como Célio, Nick Firmino nunca atuou no futebol brasileiro. O jogador atuou por Revs Academy, New England Revolution, Hartford, Union Omaha e desde 2021 está no Atlanta United, onde esteve na equipe reserva e deve ganhar oportunidades no time de cima após boa temporada. Firmino tem contrato com o time dos Estados Unidos até 2026.

Charlotte FC – João Pedro

João Pedro

De experiencias na base do Juventude e do Athletico-PR, João Pedro se profissionalizou em 2021 pelo Crown Legacy FC, equipe que disputa a MLS Next Pro, espécie de terceira divisão dos Estados Unidos. Vai para o seu primeiro ano jogando na MLS.

Toronto FC – Ythallo

Ythallo

Destaque do Mauanense, Ythallo iniciou sua trajetória nas categorias de base atuando como atacante e em 2016 recebeu a oportunidade de ser contratado pelo São Paulo. Com 1,93 e muita força física, o clube entendeu que o melhor para o jogador era se tornar zagueiro, posição que acabou exercendo e que o levou a subir para o time profissional em 2023, ainda mais por conta da lesão de Ferraresi.

Apesar das convocações para a seleção brasileira sub-17, Ythallo não vinha sendo aproveitamento pelo time de Thiago Carpini, que decidiu emprestar o jovem para o Toronto FC. No contrato de empréstimo, existe uma cláusula de compra obrigatória do jogador se ele performar bem pelo time canadense.

Brasileiros que já conquistaram a MLS

Fundada em 1996, a MLS já vem sendo disputada a quase 30 anos e teve o D.C United como seu primeiro campeão, inclusive conquistando a taça em outras duas oportunidades nos anos 90. O torneio já foi disputado por diversos jogadores nascidos no Brasil ao longo deste período, mas foi só em 2003, quando Rodrigo Faria levantou a taça pelo San José Earthquakes. De lá para cá, foram 13 brasileiros que conquistaram o torneio, sendo Talles Magno, Héber e Thiago Andrade do New York City, os últimos a atingirem esta marca, em 2021.

  • Rodrigo Faria – San José Earthquakes (2003)
  • Paulo Nagamura, Marcelo Saragosa e Ednaldo da Conceição – Los Angeles Galaxy (2005)
  • Stefani Miglioranzi – Columbus Crew (2008)
  • Pablo Campos – Real Salt Laker (2009)
  • Jackson Gonçalves – FC Dallas (2010)
  • Juninho – Los Angeles Galaxy (2011)
  • Juninho e Marcelo Sarvas – Los Angeles Galaxy (2012)
  • Paulo Nagamura – Sporting Kansas City (2013)
  • Leonardo, Marcelo Sarvas e Juninho – Los Angeles Galaxy (2014)
  • Artur – Columbus Crew (2020)
  • Thiago Andrade, Héber e Talles Magno – New York City (2021)
Escrito por Otávio Silva
Estudante de jornalismo que já passou por grandes portais como Torcedores e Minha Torcida e atualmente no Quinto Quarto. Já contribui para matérias e entrevistas em mais de oito países pelo mundo. Apaixonado por NFL, NBA e, é claro, futebol.