No próximo sábado (09), às 18h (no horário de Brasília), Colombus Crew e Los Angeles FC irão se enfrentar pela grande final da MLS. Terceiro colocado na Conferência Leste, o Columbus Crew se classificou para a grande decisão ao bater na prorrogação o Cincinnati, na final da Conferência. Do outro lado, o Los Angeles FC fez uma campanha parecida, mas teve mais tranquilidade na final da Conferência Oeste e bateu o Houston Dynamo por 2 x 0.
Para o Columbus Crew a grande final é uma oportunidade de sonhar com novos objetivos nos próximos anos. Na temporada passada o time não foi bem e acabou caindo na primeira fase da MLS, fazendo uma campanha bem abaixo do que era esperado. Enquanto isto, o Los Angeles FC espera conquistar o bicampeonato da MLS e manter o seu domínio no país, ainda mais com o Inter Miami se reforçando para o próximo ano e prometendo ser um rival muito difícil de ser batido.
As equipes que na atual temporada acabaram caindo nas primeiras fases da Copa dos Estados Unidos. O Columbus Crew foi eliminado para o Pittsburgh Riverhounds, equipe que disputa a USL, espécie de segunda divisão do país. Por outro lado, o Los Angeles FC, caiu para o Los Angeles Galaxy, seu principal rival na cidade e foi derrotado nas quartas de finais para o Real Salt Laker.
It all comes down to this. 🍿
Crew. LAFC. MLS Cup. December 9. pic.twitter.com/cOajkm9L75
— Major League Soccer (@MLS) December 3, 2023
Equipes vão se reencontrar pela MLS
O duelo irá marcar um reencontro entre os times, que se enfrentaram pela última vez na temporada passada. No dia 21 de maio de 2022, atuando em Columbus, o Los Angeles FC bateu o seu adversário por 2 x 0, com gols de Carlos Vela e Cifuentes. Os times, ao longo da história, ainda duelaram em outras duas oportunidades, ambas com vitória do Los Angeles FC. Outra curiosidade é que o Columbus Crew, ao longo dos confrontos, nunca conseguiu marcar um gol no Los Angeles FC.
Terceiro lugar na Conferência Oeste da MLS, o Columbus Crew chega nesta final após vencer Atlanta United, Orlando City e Cincinnati. Já o Los Angeles FC, venceu com autoridade o Vancouver Whitecaps, eliminou o favorito Seattle Sounders e por último venceu o Houston Dynamo. A equipe de Los Angeles inclusive vem se destacando por conta da sua defesa sólida e um ataque de muita qualidade. São nove gols marcados nas últimas quatro partidas, enquanto o Columbus Crew também marcou nove gols, mas sofreu cinco gols, enquanto o Los Angeles FC só tomou dois gols até o momento.
> MLS: Veja quem foi eleito o MVP da competição