O Columbus Crew derrotou o atual campeão Los Angeles FC por 2 a 1, na final da MLS, na noite deste sábado (9), e conquistou o terceiro título da história do clube.
Na busca do bicampeonato, o Los Angeles FC não encontrou um jogo fácil no estádio Lower.com Field, em Ohio, após derrotar o Houston Dynamo na final da Conferência Oeste.
Dono de dois títulos quando o jogo começou, o Columbus Crew, que venceu o Cincinnati no Leste, pressionou bastante o time de Los Angeles nos primeiros 20 minutos da partida, forçando a defesa dos rivais a trabalhar mais do que o ataque.
A primeira grande chance do Crew aconteceu aos 23 minutos, com um chute de fora da área de Cucho Hernández, que passou muito perto do gol de Maxime Crépeau. Logo na sequência, o goleiro de Los Angeles precisou trabalhar mais uma vez para defender um chute de Diego Rossi.
Aos 32, Cucho balançou a rede para o Columbus ao cobrar um pênalti marcado após Diego Palacios deixar o braço alto dentro da pequena área, fazendo com que a bola fosse desviada.
IT’S CUCHO’S HOUSE 😤 pic.twitter.com/w5qNd6Yxjb
— The Crew (@ColumbusCrew) December 9, 2023
Menos de cinco minutos depois, Yaw Yeboah recebeu pela esquerda, se aproveitou de uma falha da zaga, driblou Crépeau e anotou o segundo gol da equipe do Leste.
Durante todo o primeiro tempo, os atuais campeões não ofereceram nenhum perigo ao goleiro Patrick Schulte, que fez apenas uma defesa fácil já na reta final do período.
LAFC freia Crew, mas não supera rival
No segundo tempo, quase nada mudou. Logo nos primeiros minutos, a equipe de Ohio quase marcou o terceiro gol, não fosse uma boa defesa de Crépeau.
A zaga dos atuais campeões, no entanto, conseguiu trabalhar melhor na segunda etapa do jogo com Jeison Murillo fazendo uma ótima marcação no camisa nove rival.
A franquia de Los Angeles logo começou a demonstrar seu desespero através das faltas; Carlos Vela recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo por uma falta dura em cima de Cucho.
Murillo sent Cucho flying 😅 pic.twitter.com/EdnkFj1zz1
— FOX Soccer (@FOXSoccer) December 9, 2023
Na sequência, Timothy Tillman também levou um amarelo por falta em Darlington Nagbe. O terceiro cartão também foi na conta do time da Califórnia; Ilie Sánchez recebeu a penalidade também após derrubar Nagbe.
Da metade do segundo tempo para frente, no entanto, o time de Los Angeles começou a oferecer mais perigo para Schulte, até que, aos 74 minutos, Denis Bouanga conseguiu balançar a rede e marcar o primeiro da equipe.
GOAL FOR LAFC 😱@LAFC takes one back! pic.twitter.com/81UacnzonQ
— FOX Soccer (@FOXSoccer) December 9, 2023
Com 10 minutos pela frente, o Columbus até tentou reagir, principalmente com os ataques de Cucho, mas foi freado pela zaga do LAFC e não conseguiu ampliar a vantagem. Aos 85, o camisa nove foi substituído por Julian Gressel e foi ovacionado pela torcida do Crew enquanto deixava o gramado.