O Inter Miami, novo time de Lionel Messi, vive um momento muito ruim e não vence há 10 jogos na MLS. No meio dessa sequência negativa, a direção optou por trocar de treinador e demitiu Phil Neville para a chegada de Tata Martino.
Amigo de David Beckham, um dos donos da franquia, Neville deixou a equipe no dia 1º de junho. Desde então, o time fez sete jogos e somou apenas uma vitória, em duelo da US Open Cup contra o Birmingham Legion, que joga o equivalente à segunda divisão do futebol nacional.
Como a péssima fase persistiu na MLS, o treinador se deu ao direito de expor algumas críticas em sua conta no Twitter e deu indícios de que os bastidores do Inter Miami não eram dos melhores. Durante o empate da equipe contra DC United, no último sábado (8), Neville retweetou comentários negativos de repórteres sobre um dos jogadores.
LEIA MAIS
+ Messi atropela lista de mais bem pagos com salário estratosférico na MLS
+ MLS: Inter Miami quer show de Shakira em ‘inauguração’ de Messi
O mexicano Rodolfo Pizarro é um dos principais nomes do time de Miami e está prestes a ser companheiro de Messi, Sergio Busquets e Jordi Alba, todos recém-contratados. A atuação ruim do atacante rendeu críticas nas redes sociais.
Um dos tweets replicado pelo técnico dizia: “O Inter Miami tem cinco jogadores da base, e quatro deles são adolescentes. E o único Jogador Designado atuando é o pior em campo. Simplesmente não é bom o suficiente”.
Um Jogador Designado é um atleta que pode receber mais do que o teto salarial da MLS, e cada equipe pode ter, no máximo, três desses jogadores no elenco. Atualmente, a categoria é ocupada por Pizarro, Leo Campana e o brasileiro Gregore, mas mudanças precisarão ser feitas para receber Messi e, provavelmente, os demais reforços do clube.
Logo em seguida, Neville retweetou um comentário do analista Taylor Twellman sobre o mexicano e fez coro ao mau desempenho do atacante. A mensagem dava uma “cornetada” no valor pago pelo time para contar com o atleta.
$16m for him. 😳 https://t.co/gCItHwr7rT
— Taylor Twellman (@TaylorTwellman) July 9, 2023
Má fase do Inter Miami
A demissão do técnico Phil Neville não ajudou o Inter Miami a melhorar seu desempenho dentro de campo. Se o aproveitamento com o comandante na MLS era de 33,3% dos pontos disputados, ele caiu para 16,6% desde a saída do treinador.
O Inter vive uma sequência de dez jogos sem vitória na liga nacional — o último resultado positivo foi em 13 de maio, contra o New England Revolution, por 2 a 1. Com a segunda pior campanha de todo o torneio, o novo time de Messi está longe de disputar uma vaga nos playoffs desta temporada.
Com o objetivo de dar a volta por cima em 2023, a direção da equipe foi agressiva no mercado de transferências e fechou com três craques ex-Barcelona. Além do astro argentino, o volante Busquets e o lateral Jordi Alba têm acordo para defender o clube da Flórida.
No lugar de Neville, a opção foi por um conterrâneo de Messi. Gerardo ‘Tata’ Martino, que já trabalhou com o craque na seleção argentina e no Barcelona, foi contratado para elevar o nível de produção do elenco.