MLS Copa do Mundo

Comissário da MLS se despede do Rei Pelé

Comissário da MLS se despede do Rei Pelé

Comissário da MLS se despede do Rei Pelé. Após a morte do Rei do futebol, muitas são as personalidades globais das mais diversas áreas que estão celebrando a vida de Pelé e homenageando seu legado. A saber, o comissário da MLS, Don Garber, foi mais um dos que lembraram do enorme legado do brasileiro de Três Corações, Minas Gerais. Acompanhe detalhes desta cobertura do Quinto Quarto BR relatando tudo sobre homenagens ao Rei Pelé, que tanto fez pelo esporte e Soccer dos Estados Unidos.

Comissário da MLS se despede do Rei Pelé

O comissário da MLS, Don Garber, falou via Twitter sobre o superastro global, como o próprio colocou, e deixou sua mensagem após o mundo divulgar a morte de Pelé.

Em resumo, Don Garber disse que a liga (Major League Soccer) lamenta a morte, mas que celebra a vida e legado do superastro global Pelé. Garber reforçou que Pelé é um dos maiores ícones da história do esporte.

Algo muito relevante, não que Pelé precisasse, mas certamente é mais interessante ouvir da boca do mandatário do campeonato mais importante dos Estados Unidos atualmente, foi sobre sua importância para o futebol estadunidense como um todo, conhecido como Soccer.

Na homenagem, o comissário destaca que a decisão de Pelé em retornar da primeira aposentadoria no Santos e trazer sua arte para os Estados Unidos em 1975 com o New York Cosmos foi um momento transformador para a modalidade no país.

De fato, antes de Pelé, o Soccer não era tão levado a sério pelos estadunidenses. Fato é que na época era mais comum ver cidadãos praticando a modalidade em atividades físicas no colégio, porém profissionalmente era muito pouco visto ou valorizado.

Pelé mudou isso. Pelé lotou estádios pelos estados norte-americanos em que jogava na NASL (North American Soccer League), antecessora da MLS (Major League Soccer).

Outro ponto de destaque na mensagem de Don Garber fica para a seguinte frase:

“… À medida que Pelé cativava fãs nos Estados Unidos e no Canadá, ele demonstrava o poder do jogo e as possibilidades ilimitadas do esporte.”

Pelé, autor do Guinness Book of World Records

Foto: NewsWeek

Foto: NewsWeek

Brincadeiras a parte, Edson Arantes do Nascimento está no Guinness Book of World Records. A saber, dentro deste prestigiado livro e ambicionado por muitos mortais, o Atleta do Século XX escreveu à pena dourada seu nome como o único no esporte em que é Rei, com 1.279 gols marcados em 1.363 jogos. Cabe dizer que nestes números estão incluídos amistosos realizados, algo comum na época (principalmente excursões mundo afora).

O mundo do futebol perde sua referência-mor, seu Rei, o maior jogador de todos os tempos, após uma batalha contra o câncer de cólon aos 82 anos de uma vida singular.

Campeão de tudo que disputou, gols dos mais variados tipos, o humano Pelé deixa o mundo com três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira (1958, 1962, 1970). Cabe destacar que isto aconteceu antes dos 30 anos. Revolucionou o esporte como um dos primeiros atletas de fato. Se hoje muitos olham Cristiano Ronaldo como exemplo máximo nesse quesito, Pelé já era referência. Fato é que Pelé foi muitas coisas antes de outros grandes craques.

Enfim, sem dúvidas, um pioneiro que com sua proeza de marcar gols, habilidade técnica, graça e carisma mudou o rumo do esporte em muitos países. Não é atoa que o comissário disse:

“… Oferecemos nossas mais profundas condolências à sua família, amigos e milhões de fãs no Brasil e no mundo. O imenso talento e estilo distinto de Pelé, combinados com seu carisma, bondade e esforços humanitários, nunca serão esquecidos.” – disse o comissário da MLS, Don Garber.

+ confira também: Obrigado Pelé! Morre o Rei do futebol

 

Foto destaque: Divulgação/Revista Série Z

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top