MLS: Árbitro escalado para Inter Miami x Orlando City é afastado; entenda

André Merice | 02/03/2024 - 18:38

A partida entre Inter Miami e Orlando City, que acontece neste sábado (2), teve uma mudança na equipe de arbitragem, anunciada pela Organização de Árbitros Profissionais (PRO).

Inicialmente listado como árbitro da partida, Guiherme Ceretta foi substituído por Jamie Herrera após o vazamento de fotos suas usando o uniforme da franquia de Miami.

Torcedor do Inter Miami?

A substituição ocorreu após a divulgação de fotos nas redes sociais pela conta MLSRefStats, no X, antigo Twitter. A PRO anunciou a mudança oficial, com a atribuição de Herrera como árbitro principal. Ivan Cid Cruz foi designado como o quarto árbitro da partida.

– A mudança do árbitro Guiherme Ceretta se deu devido a um possível conflito – afirmou a PRO em comunicado ao The Athletic.

A decisão de substituir Ceretta foi tomada rapidamente, apenas algumas horas após a divulgação das fotos. A partida entre Inter Miami e Orlando City, válida pela MLS, acontece neste sábado (2), às 18h30 (de Brasília), no Lockhart Stadium, em Miami.

Enquanto isso, a PRO e a Associação de Árbitros de Futebol Profissional (PSRA) continuam em desacordo sobre as negociações para um novo acordo coletivo de trabalho. Todos os árbitros da MLS são considerados “árbitros substitutos”, já que não fazem parte da PSRA.

O atual acordo coletivo, que teve início em 2019, está prestes a expirar, em 15 de janeiro. Com mais de quatro anos desde o início do acordo, são esperadas mudanças significativas nos direitos e condições dos árbitros, de acordo com o sindicato. No entanto, a dificuldade em chegar a um consenso sobre o novo documento antes do prazo estabelecido coloca em risco a estabilidade da temporada.

A divergência de posições entre a PRO e a PSRA em relação às condições negociadas cria um cenário para uma greve prolongada, possivelmente se estendendo por meses. Caso isso se concretize, a MLS se verá obrigada a buscar árbitros fora do país, prática comum em países como Arábia Saudita e Catar.

LEIA MAIS:

++ Campeão da Champions League com o Manchester City pode se juntar a Messi na MLS

++ MLS: Messi marca nos acréscimos e salva Inter Miami na Califórnia

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou torcedor LeBron James e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".