MLS: Arbitragem ameaça temporada de Messi no Inter Miami

André Merice | 09/01/2024 - 11:02

O início da temporada da Major League Soccer (MLS) pode ser adiado por conta da ameaça de greve que pode ser feita pelos árbitros profissionais nos Estados Unidos.

O Inter Miami, de Lionel Messi, encontra-se em uma situação de incerteza, conforme as negociações entre a Organização de Árbitros Profissionais (PRO) e a Associação de Árbitros Profissionais de Futebol (PSRA), que não conseguem chegar a um consenso sobre o novo acordo coletivo de trabalho.

A informação, divulgada por meios de comunicação dos EUA e republicada pelo jornal “Marca”, da Espanha, destaca que a falta de entendimento entre as partes pode resultar em uma paralisação do trabalho por cerca de 10 dias. Essa possível greve não apenas impactaria os árbitros profissionais, mas também lançaria uma sombra sobre o início da temporada regular da MLS, afetando todas as franquias, incluindo a estrela Lionel Messi, do Inter Miami.

A divergência de posições entre a PRO e a PSRA em relação às condições negociadas cria um cenário para uma greve prolongada, possivelmente se estendendo por meses. Caso isso se concretize, a MLS se verá obrigada a buscar árbitros fora do país, prática comum em países como Arábia Saudita e Catar.

O atual acordo coletivo, que teve início em 2019, está prestes a expirar, em 15 de janeiro. Com mais de quatro anos desde o início do acordo, são esperadas mudanças significativas nos direitos e condições dos árbitros, de acordo com o sindicato. No entanto, a dificuldade em chegar a um consenso sobre o novo documento antes do prazo estabelecido coloca em risco a estabilidade da temporada.

Messi e Inter Miami seriam os primeiros afetados na MLS

O Inter Miami, ao lado de Messi, seria uma das primeiras equipes a ser impactadas pela possível greve de árbitros. Isso porque, a estreia da franquia acontece no dia 21 de fevereiro, contra o Real Salt Lake.

Enquanto os dirigentes da MLS buscam soluções, Lionel Messi, que recentemente retornou a Miami após as férias na Argentina, retomou os treinamentos na última segunda-feira (8). Ao lado de Alba e Busquets, o craque espera pela chegada de Luis Suárez, ex-Grêmio, anunciado como reforço para a temporada.

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou "torcedor LeBron" e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".