Alexandre Pato no São Paulo: atacante teve passagem instável na MLS

Igor Ribeiro | 12/05/2023 - 12:30

Alexandre Pato é o novo reforço do São Paulo. O atacante assinou contrato com o Tricolor Paulista, que espera as boas atuações da primeira passagem do jogador no clube para a sequência do Campeonato Brasileiro 2023.  

Para ter sucesso, Pato precisa recuperar o bom futebol e fazer mais do que sua última passagem pelo futebol. O jogador, de 33 anos, esteve sem brilho no Orlando City, na MLS.  

VEJA TAMBÉM 

+ MLS: time afasta brasileiro por suposto envolvimento em escândalo de apostas

++ MLS: craque brasileiro revela possibilidade de atuar nos Estados Unidos

Contratado como esperança de gols e disposto a repetir o sucesso de Kaká na equipe, outros renomados atletas que tiveram sucesso nos Estados Unidos, Alexandre lidou com graves problemas de lesão. Tanto que, ao todo, foram apenas 32 jogos. 

Na primeira temporada, o atacante machucou gravemente o joelho e esteve em apenas cinco partidas disputadas, sem marcar nenhum gol. Já adaptado, ele conseguiu ter um período maior dentro do campo em seu segundo ano, quando entrou 27 vezes no campo e marcou quatro gols e cinco assistências. Sua função no time também mudou, já que passou a atuar centralizado, alternando entre meia-armador e centroavante.  

Processo acelerado 

Alexandre Pato ainda não tem data de reestreia confirmada no São Paulo, mas não atua desde agosto de 2022, na derrota do Orlando City diante do NY Red Bulls, por 1 a 0. Ele, ainda assim, tem treinado à parte para acelerar o processo de retorno aos gramados.  

Altos e baixos na carreira  

O brasileiro, que completa 34 anos em setembro, começou no Internacional tendo sido campeão mundial com apenas 17 anos e e explodiu para o mundo do futebol ao assinar com o Milan. Na ocasião, ele era apontado como uma das maiores promessas do futebol mundial.   

Os problemas físicos o impossibilitaram de chegar no teto estipulado e ele voltou ao Brasil para atuar no Corinthians. Recuperado das lesões, Pato não deu certo e foi trocado por Jadson justamente para o São Paulo, que o fez ter grandes momentos e o levou de volta para a Europa, desta vez para atuar no Chelsea. Sem dar certo no time londrino, ele passou por Villarreal, Tianjin Tianhai e Orlando City. Hoje, está sem clube.   

No São Paulo, apesar de não ter conquistado o título, Pato teve duas passagens – em 2014 a 2015 e 2019 a 2020. Pela soma total, são 101 jogos, com 47 gols e 14 assistências.