Por mais inusitado que pareça, resultados de eventos esportivos têm sido influenciados pelo aquecimento do planeta. Pelo menos é isso que afirma um estudo publicado neste mês na revista ‘Bulletin of the American Meteorological Society’.
Segundo a publicação, pelo menos 500 home runs ocorridos desde 2010 na MLB podem ser atribuídos à mudança climática.
A projeção ainda aponta para um aumento de centenas de home runs nas próximas temporadas devido ao aquecimento global futuro.
— Usamos observações de 100 mil jogos da Major League Baseball e 220 mil rebatidas individuais para mostrar que temperaturas mais altas fazem crescer substancialmente a quantidade de home runs — diz o estudo, publicado no dia 7 de abril.
VEJA TAMBÉM
+ Grama sintética pode causar câncer? Morte de ex-atletas liga alerta nos EUA
++ MLB: o que você precisa saber para acompanhar a temporada
Christopher Callahan, Nathaniel Dominy, Jeremy DeSilva e Justin Mankin assinam a pesquisa, que sugere uma relação entre a Terra mais quente e a redução na densidade do ar dos estádios, ocasionando mais home runs.
De acordo com o estudo, um aumento de 1º C na temperatura máxima em um dia de jogo de baseball gera um crescimento nas chances de home runs na partida em 1,96% — para jogos em estádios descobertos. Jogos à tarde, quando o clima é mais quente, são mais afetados.
O grupo analisou 220 mil rebatidas entre os anos de 2015 e 2019 por meio do sistema de câmeras de alta velocidade instaladas nos estádios da MLB. E a conclusão foi que o aumento da temperatura está ligado à maior probabilidade de um home run acontecer.
First pitch of the game aaaannndd it’s gone. pic.twitter.com/twocMc8b2r
— MLB (@MLB) June 10, 2018
Os cálculos dos estudiosos indicam uma tendência de cada vez vermos mais home runs em jogos e baseball. A publicação afirma que cada grau de aquecimento do planeta está associado a mais 95 home runs em uma temporada.
Apesar de inicialmente tais achados poderem parecer, para alguns, pouco relevantes, os autores destacam a importância das descobertas.
É difundida a percepção de que o aquecimento global impactará diretamente a população mais pobre e vulnerável da Terra ao alterar o risco de incêndios, enchentes, secas e outras catástrofes ambientais. Essa é uma conclusão divulgada, inclusive, pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
Entretanto, o estudo em questão mostra como até as elites são afetadas pelas alterações na temperatura do planeta.
— Nossos resultados apontam para a realidade que até mesmo a bilionária indústria esportiva está vulnerável a impactos inesperados — ressaltam os pesquisadores.
E é por isso que, segundo o estudo, adaptações às mudanças climáticas são uma prioridade, tanto para reduzir problemas em larga-escala originados por eventos climáticos extremos como para evitar alterações nas mais simples atividades de lazer da população.