Grama sintética pode causar câncer? Morte de ex-atletas liga alerta nos EUA

Pedro Rubens Santos | 16/03/2023 - 06:00

A morte de seis ex-jogadores do Philadelphia Phillies, da MLB, por um câncer raro no cérebro abriu um sério debate nos Estados Unidos.

Uma investigação apontou a grama sintética do antigo estádio da equipe como uma possível causa para essas fatalidades, informou o ‘Philadelphia Inquirer’.

Ao longo de suas carreiras, Darren Daulton, David West, John Oates, John Vukovich, Ken Brett e Tug McGraw atuaram pelos Phillies, que mandaram seus jogos no Veterans Stadium até 2003. Todos eles morreram antes dos 60 anos por conta de glioblastoma, um agressivo câncer cerebral.

Segundo a reportagem do jornal, essa forma de câncer se mostrou três vezes mais comum em atletas que jogaram pela equipe, entre 1971 e 2003, do que a média entre homens adultos.

O que dizem os especialistas

Em pedaços da grama sintética, analisados por um laboratório a pedido do ‘Inquirer', foram encontrados nada menos do que 16 tipos diferentes de Fluorosurfactantes (PFAs), conhecidos como forever chemicals, que não se desfazem no meio ambiente e podem permanecer no corpo humano durante anos.

Graham Peaslee, físico da Universidade de Notre Dame, disse à publicação que os malefícios desses químicos para o ser humano são amplamente conhecidos, mas que não é possível garantir a ligação entre o contato com essas substâncias e o desenvolvimento do câncer.

— Uma vez que os PFAs entram na corrente sanguínea, eles circulam por todos os órgãos. Sabemos que o fígado, os rins e os testículos são afetados. Mas ninguém nunca fez um estudo para saber se o cérebro é afetado, porque o glioblastoma é uma doença muito rara –, afirmou.

Embora estudos internacionais recentes tenham conectado os PFAs a cânceres de rim e testículo, entre outros problemas de saúde, não há forma de assegurar que as mortes dos jogadores tenha relação com os compostos tóxicos encontrados no solo do antigo estádio dos Phillies.

A fabricante da grama sintética afirmou que o produto, vistoriado por agências do governo, é seguro.

Quem eram os jogadores

Darren Daulton: Três vezes All-Star, ele estreou pelo Philadelphia Phillies em 1983 e permaneceu na equipe até 1997. Faleceu em 2017, aos 55 anos.

David West: Atuou por quatro temporadas nos Phillies, entre 1993 e 1996. Defendeu também outras quatro equipes e morreu no ano de 2022, aos 57.

John Oates: Esteve na Philadelphia em 1975 e 1976. Depois da carreira, virou técnico. Faleceu aos 58 anos, em 2004.

John Vukovich: Na parede da fama dos Phillies, jogou pela equipe em duas oportunidades (de 1970 a 1971 e de 1976 a 1981) e depois treinou o time, entre 1988 e 2004. Morreu em 2007, aos 59 anos, na Philadelphia.

Ken Brett: Passou pelo Veterans Stadium na temporada 1973, e foi All-Star um ano depois. Em 2003, morreu. Ele tinha 55 anos.

Tug McGraw: Fez história na Philadelphia, onde jogou por nove temporadas. Foi All-Star duas vezes e também está na parede da fama dos Phillies. Faleceu em 2004, aos 59 anos.