Chegou a hora de mais um evento do UFC em Las Vegas, nos Estados Unidos. Neste sábado (11/3), a empresa promove um importante confronto pela divisão dos pesos-galos (até 61,2 kg). Na luta principal da noite, Petr Yan e Merab Dvalishvili se enfrentam no octógono em card com 14 embates previstos. O show está previsto para começar às 17h (horário de Brasília).
Yan e Dvalishvili são dois dos atletas de maior destaque na categoria liderada por Aljamain Sterling. O Quinto Quarto BR apresenta aqui o que os lutadores podem trazer de melhor no duelo que promete mexer com os ânimos dos fãs de MMA.
Petr Yan
Ex-campeão dos pesos-galos (até 61,2 kg), Petr Yan é grande destaque e um dos lutadores mais temidos da atualidade. Com cartel de 16 vitórias e quatro derrotas, o russo soma boas atuações contra José Aldo, Cory Sandhagen e Urijah Faber. Ele é o segundo colocado no ranking da categoria.
O #UFCLasVegas tem uma luta importantíssima para o peso-galo, com @PetrYanUFC x @MerabDvalishvil. Assim, relembre alguns dos mellhores momentos dos Top 5 atletas da divisão.
Assista o evento deste sábado (11) no @UFCFightPassBR ➡️ https://t.co/iAvMFO5pk6 pic.twitter.com/NyMK3NlzQX
— UFC Brasil (@UFCBrasil) March 9, 2023
Yan precisa dar uma resposta imediata para seguir na discussão por chance pelo título. Em suas duas últimas apresentações, o lutador acabou derrotado. Os reveses, contudo, foram decididos por divisão dos juízes, diante de Aljamain Sterling e Sean O’Malley.
Apesar do momento atual, Petr ostenta uma marca importante para a categoria. O ex-campeão é o lutador com mais knockdowns (10) na história dos pesos-galos. Assim como a marca sugere, ele tem como maior qualidade o jogo na trocação com base no boxe, além do maior nível de defesa de quedas (90,1%) da atualidade.
Merab Dvalishvili
Promessa georgiana no MMA, Merab Dvalishvili tenta igualar o retrospecto de seu adversário na luta mais importante de sua carreira até o instante. Atualmente, o lutador soma 15 resultados positivos e quatro negativos, além de ocupar a terceira melhor colocação da categoria.
One of the 𝑪𝑹𝑨𝒁𝑰𝑬𝑺𝑻 fights of the year 🤯@MerabDvalishvil is your final nominee for Comeback of the Year 🏆
[ 🏆 #UFCHonors | Presented By @ToyoTires ] pic.twitter.com/tYJIhUd5VY
— UFC (@ufc) December 23, 2021
Dvalishvili vem em seu melhor momento da trajetória no UFC. O lutador conseguiu vitória sobre José Aldo na decisão unânime dos juízes. Ele também emplacou sete triunfos em série e tem a maior sequência da atualidade, ao lado do campeão e parceiro de treinos, Aljamain Sterling.
O destaque para Merab é sua intensidade no Wrestling, que o faz ter um controle posicional de excelência (52:46) no octógono da organização. A marca representa a quinta maior da história dos galos. Apesar da oportunidade, porém, o georgiano não deve garantir a disputa de título com a possível vitória. Amigo pessoal de Sterling, ele já descartou a oportunidade de enfrentar o norte-americano.
Vitórias em comum
Além das posições parecidas no ranking, Yan e Dvalishvili contam com outra importante similaridade: vitórias contra adversários expressivos em comum. O russo bateu José Aldo por nocaute e John Dodson na decisão, enquanto o georgiano garantiu ambos os triunfos na decisão unânime dos juízes.
Confira o card completo do UFC Las Vegas
CARD PRINCIPAL
Petr Yan x Merab Dvalishvili
Alexander Volkov x Alexandr Romanov
Nikita Krylov x Ryan Spann
Ricardo Ramos x Austin Lingo
Said Nurmagomedov x Jonathan Martinez
Vitor Petrino x Anton Turkalj
CARD PRELIMINAR
Karl Williams x Lukasz Brzeski
Raphael Assunção x Davey Grant
Sedriques Dumas x Josh Fremd
Mario Bautista x Guido Cannetti
Ariane Lipski x JJ Aldrich
Victor Henry x Tony Gravely
Tyson Nam x Bruno Silva
Carlston Harris x Jared Gooden