Urijah Christopher Faber, ou simplesmente Urijah Faber para os íntimos das artes marciais mistas, é um ex-lutador de MMA amplamente considerado um dos pioneiros do esporte por estabelecer legitimidade para classes mais leves.
Após sua aposentadoria em 6 de julho de 2017, foi introduzido no Hall da Fama do UFC como parte da ala da era moderna. Aliás, saiu da aposentadoria em 2019 e derrotou Ricky Simón por nocaute técnico no 1º round. Entretanto, voltou a se aposentar após uma segunda luta. Todavia, na ocasião, acabou derrotado por nocaute para Petr Yan.
Faber fez sua estreia profissional no MMA em 2003. O The California Kid tinha como grande arma a luta agarrada, resultando em submissão. O estilo de luta chamou a atenção de Dana White, após a unificação do World Extreme Cagefighting, com o UFC.
Faber fez sua estreia promocional contra o ex-campeão peso galo do WEC Eddie Wineland em 2011 no UFC 128. Ele venceu a luta de ida e volta por decisão unânime. Na franquia, protagonizou rivalidade com Dominick Cruz, aliás quando rival se machucou veio sua chance de título. Entretanto, Faber perdeu a luta por nocaute técnico no 1º round. A derrota apareceu, mas seu legado ficou marcado para a história.
ESTATÍSTICAS DE URIJAH FABER NO MMA
TÍTULOS E OUTRAS CONQUISTAS
ULTIMATE FIGHTING CHAMPIONSHIP
- Hall da Fama do UFC
- Luta da Noite (uma vez) contra Dominick Cruz
- Performance da noite (uma vez) vs. Ricky Simón
- Finalização da noite (duas vezes) vs. Brian Bowles e Michael McDonald
- Empatado em segundo lugar na história da divisão do peso galo do UFC (sete)
- Maior número de finalizações na divisão peso galo do UFC (seis)
- Empatado (com Raphael Assunção) para o segundo maior número de vitórias na história da divisão galo do UFC (11)
- A maioria das lutas na história da divisão peso galo do UFC (17)
World Extreme Cagefighting
-
- WEC Featherweight Championship (uma vez)
- Cinco defesas de título de sucesso
- Luta da Noite (três vezes) contra Jeff Curran , Jens Pulver e Mike Brown
- Nocaute da noite (uma vez) x Joe Pearson
- Finalização da Noite (quatro vezes) x Dominick Cruz , Jens Pulver , Raphael Assunção e Takeya Mizugaki
- Mais defesas de títulos consecutivos na história do WEC (cinco)
- Defesas de título de maior sucesso na história do WEC (cinco)
SALÁRIO DE URIJAH FABER NO MMA
A principio, de acordo com o site Celebrity Networth, tem um patrimônio líquido estimado em 9 milhões de dólares. Ou seja, algo em torno de 50 milhões de reais, conforme a cotação atual. Em outras palavras, entre títulos e prêmios concedidos durante cada evento participado, sem dúvida, os números demonstrados, resume bem o que foi a carreira de Urijah no mundo das lutas. Inegavelmente, lutas como a derrota para Renan Barão, desponta para a formação de sua fortuna.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A princípio, recentemente, Urijah Faber tem se dedicado aos treinos do brasileiro Guilherme Faria. Aliás, o brasileiro tem elogiado bastante seu treinador. Segundo o atleta, ele se diz impressionado com a humildade e dedicação de Faber. Assim, o lutador tupiniquim tem ganhado notoriedade no meio, ou seja, os dois vem ganhando juntos destaque internacional.
Foto destaque: Divulgação/Quinto Quarto