Ketlen Vieira x Miesha Tate como aconteceu – Resultado, destaques e reação

Áddson Gomes de Oliveira | 21/11/2021 - 22:23

Neste sábado (20), no  UFC Apex, em Las Vegas, ocorreu o UFC Vegas 43. Do mesmo modo, Ketlen Vieira x Miesha Tate fizeram a luta principal do evento, válida pela categoria pelo peso-galo (até 61kg).

Assim, tivemos um combate que durou os 25 minutos completos, com equilíbrio de lado a lado. Como resultado, o confronto terminou em uma vitória por decisão unânime de Ketlen Vieira (48-47, 48-47, 49-46).

Confira o anúncio oficial do resultado da luta entre Ketlen Vieira x Miesha Tate

1º ROUND: EQUILIBRADO DESDE O INÍCIO

Inicialmente, apesar de ambas atletas terem sua base no grappling, a luta se desenrolou muito mais em pé. Com isso, foi possível notar que ambas respeitavam o jogo de chão uma da outra. Assim, notava-se que Miesha tinha a vantagem da velocidade, porém Ketlen era mais técnica.

Sendo assim, Ketlen foi capaz de estabelecer uma distância melhor nos primeiros minutos. Entretanto, a luta seguia equilibrada, com Miesha fintando muito e tentando conectar seu overhand. Dessa forma, já era notável que apesar da americana tocar mais, os golpes da brasileira deixavam mais danos no rosto da rival.

Por fim, Tate passou a pressionar mais no último minuto da luta. A ex-campeã levou Ketlen para a grade em alguns momentos e terminou o round com uma boa combinação de cruzados. Contudo, não foi suficiente para virar o round, que foi pontuado 10-9 pelos juízes em favor da brasileira.

2º ROUND: KETLEN SE IMPONDO 

A partir do segundo round, foi quando Ketlen finalmente passou a causar um dano considerável. Por sua vez, Miesha Tate tinha mais controle do octógono, sendo a atleta que mais andava pra frente. Até esse momento nenhuma das lutadoras estavam focadas em levar a luta para o chão.

Assim, apesar da americana andar pra frente, constantemente Ketlen contra golpeava. Como resultado, a brasileira passou a causar danos mais visíveis no rosto da rival e tomar o controle do round. Enquanto a americana buscava golpes mais potentes, Ketlen usava mais o jab e contra golpeava com mais contundência. Por fim, mais um triplo 10-9 para Ketlen nos cartões dos juízes.

3º ROUND: VOLUME X CONTUNDÊNCIA

A princípio, o terceiro round foi o mais equilibrado da luta. Assim como nos rounds anteriores, a americana tentou puxar o ritmo no início. Sendo assim, novamente tentou levar o combate para a grade em alguns momentos. Apesar de ter conseguido algum tempo de controle, não chegou de fato a ter grande efetividade.

Posteriormente, Ketlen novamente voltou a usar o jab que havia dado certo no round anterior. Assim como também passou a ser mais agressiva, principalmente após seus treinadores pedirem por isso várias vezes. Dessa forma, ao final do round, Ketlen conseguiu bons contragolpes em cruzados de direita. Com isso, a diferença entre golpes conectados no round foi mínima, porém dois dos três juízes viram um 10-9 para Miesha Tate.

4º ROUND: TATE REAGE

Sabendo do equilíbrio do combate, as duas atletas retornaram para o quarto round com senso de urgência. Dessa forma, foi possível notar uma tentativa de mudança de estratégia por parte da americana. Nesse sentido, ela finalmente conseguiu completar sua primeira queda na luta, que veio em um double leg.

Contudo, Ketlen foi capaz de tirar as costas do chão rapidamente e ficar de quatro apoios. Assim, Miesha chegou muito próxima de conseguir pegar as costas, porém não foi capaz de estabilizar os ganchos. Após isso, o combate novamente voltou a ficar franco na parte em pé. Com isso, a americana também passou a buscar mais o clinch, onde trabalhava ganchos no corpo. Como resultado, mais um 10-9 para Tate na visão dos juízes.

5º ROUND: KETLEN TERMINA FORTE

Por último, o quinto round foi o que mais teve golpes conectados em ambos os lados. Assim, diferente dos rounds anteriores, a brasileira começou o round abrindo uma boa vantagem com golpes em linha. Apesar disso, Tate demonstrava muita raça. Mesmo com o rosto visivelmente inchado, a americana seguiu buscando controlar o centro do cage.

Entretanto, apesar da raça de Tate, Ketlen se manteve sempre um passo a frente nesse round. Mesmo com a ex-campeã buscando mesclar golpes em diferentes níveis, quando a brasileira conectava, a diferença de contundência era evidente. Além disso, Ketlen também negou a única tentativa de queda de Miesha no round. Por fim, a diferença de idade também teve influência, visto que Ketlen terminou o round em condicionamento físico excelente, mesmo sendo um combate de cinco rounds.

Dessa forma, Miesha Tate venceu Ketlen Vieira por decisão unânime (48-47, 48-47, 49-46).

KETLEN VIEIRA X MIESHA TATE – E AGORA?

Em suma, Ketlen Vieira consegue uma vitória em seu primeiro evento principal no UFC. Com isso, a brasileira novamente se coloca em posição de conseguir uma luta no top-5 da divisão. Principalmente após vencer uma ex-campeã, algo que irá valorizar seu nome na empresa.

Por outro lado, Miesha Tate acabou tendo seu objetivo de voltar a disputar o cinturão interrompido. Contudo, a americana segue dando mostras de que ainda é muito competitiva dentro do top-10. Assim, precisará enfrentar alguém atrás dela no ranking na próxima rodada.

Foto: Reprodução / Getty Imagens