Uma víbora! Islam Makhachev controla a luta e se torna o maior nome do UFC

Jamis Gomes Jr. | 12/02/2023 - 03:38

“The new!” De fato, o novo número um peso por peso. Islam Makhachev consegue mesmo feito de seu ex-treinador Khabib Nurmagomedov nesta madrugada de domingo (12) pelo UFC 284 em Perth, Austrália.

Não deu para o dono da casa, Alexander Volkanovski. Uma luta de alto nível onde o australiano viu um Makhachev como uma víbora-europeia-comum.

Apesar de pouco ofensivo, uma guarda muito alta e se enroscando de maneira quase impossível de sair. Islam Makhachev é mais uma lenda do UFC. Confira detalhes da luta.

Uma víbora! Islam Makhachev controla a luta e se torna o maior nome do UFC

A expectativa era de luta histórica não apenas por ser campeão contra campeão e sim pelo potencial de ambos. De fato, as expectativas foram atendidas, pois desde o início um estudo muito grande entre ambos. Incrível como os dois estavam “relaxados” na maior parte do confronto.

Em suma, boa parte da luta, Islam Makhachev conseguiu colocar Alexander Volkanovski no chão. Mesmo sendo dominado na especialidade do russo, Volkanovski esboçava um sorriso entre um golpe e outro. Obviamente que nos últimos rounds a tensão escondeu o sorriso, mas o foco de ambos, no planejamento, mostra o porquê são lutadores diferentes. Mesmo na adversidade, o plano seguia em mente.

Apesar de Islam conseguir mais de 50% das quedas, Alexander também se desenrolava rapidamente de algumas. O australiano estava ligado e havia estudado o ex-pupilo de Khabib, mas como o próprio dissera nesta semana do Mediaday, Islam Makhachev é um lutador de muito cálculo. E desta vez não foi diferente.

Com um jogo de chão quase inquebrável, — de fato, uma víbora-europeia-comum — Makhachev segurou Alexander Volkanovski boa parte da luta no chão para se torna o maior nome do UFC na atualidade.

Como um vertebrado, Makhachev encaixa todo tipo de queda e domina Alexander Volkanovski

Em resumo, o russo pegou o caminho mais difícil, emendando dois camps seguidos e prova que o trabalho compensa. Sem dúvidas, viajar para Austrália para lutar com o então peso por peso número um poucos meses após se tornar campeão dos leves é para poucos. Não apenas na luta, mas a mentalidade de Makhachev em não parar quando muitos pediriam alguns meses para descansar.

O russo de 31 anos foi a um ambiente hostil, venceu o anfitrião, sem seu mestre Khabib Nurmagomedov e se tornou o novo líder do ranking peso por peso, além de campeão simultâneo do UFC. Simplesmente, uma história inédita. Digna de um russo, um casca-grossa, uma víbora-comum. Um animal que não tem o veneno mais letal, que não é a mais perigosa, mas que mata quando tem a oportunidade.

Makhachev é essa víbora. De vez sai da sombra de Khabib. Um gênio do anti-risco, calculista, sempre de guarda alta. Deixaram chegar, agora é oficial… com vocês, o nome em maior evidência do UFC. O dono dos leves, penas e número um geral da maior promotora de MMA, o russo, o inédito, Islam Makhachev.

 

+ confira também: Makhachev sem Khabib no córner pela primeira vez

 

Foto destaque: Divulgação/Sporting News

Escrito por Jamis Gomes Jr.
Sou dicente em licenciatura de Literatura Inglesa no momento. Ao fim da discência, curso superior de jornalismo, aqui vou eu! Amante de esportes - especialmente futebol - e o que eles podem proporcionar. Prazer, sou Jamis Gomes Jr. e estarei aqui no Quinto Quarto BR com vocês nas notícias das nossas queridas NBA, MLS, NFL, NHL, MLB e MMA.