Na abertura do card principal do UFC Vegas 34, neste sábado (21), Alexandre Pantoja finalizou Brandon Royval no segundo round com um mata-leão. A vitória credenciou o brasileiro à disputa do cinturão dos pesos-mosca com o atual campeão Brandon Moreno. E esse não será um confronto inédito. Os dois lutadores já se enfrentaram em duas ocasiões com duas vitórias do brasileiro. Contudo, dessa vez valerá cinturão.
Já nesta noite, a luta foi bastante tensa e movimentada. Alexandre Pantoja e Brandon Royval mostraram alto nível no jiu-jitsu e a velocidade típica da categoria. Contudo, foi Pantoja quem aproveitou melhor as brechas do adversário. Durante um embate no chão, o brasileiro conseguiu encaixar o estrangulamento e levar a vitória para casa.
Confira agora em detalhes como Alexandre Pantoja derrotou Brandon Royval pela categoria peso-mosca.
Conteúdo
1º Round: Jiu-jitsu em alto nível
A primeira etapa começou com Brandon Royval soltando alguns jabs. O americano tentou achar a distância correta mas foi interrompido em seguida. Pantoja não perdeu tempo e colocou o combate no chão. Muito rápido, o brasileiro pulou para as costas do adversário. No entanto, Royval estava ligado e tentou de todas as formas se desvencilhar.
Pouco tempo depois, o americano virou o jogo perigosamente para o brasileiro. Royval conseguiu pegar a perna de Pantoja, tentando encaixar um leg lock. Nesse sentido, a luta ficou empacada por um momento. Da mesma forma que o brasileiro tentava se defender da chave, o americano tentava encaixar a posição. Porém, ao ver que não conseguiria finalizar, Royval tentou levantar.
Em seguida, Pantoja investiu para colocar novamente a luta no solo, mas o americano teve êxito ao se levantar. Com pouco tempo de round, os lutadores começaram a trocar socos. Nesse momento, Pantoja conseguiu acertar bons golpes em Royval. Apesar do bom momento para o brasileiro, já não havia mais tempo. Fim da primeira etapa.
2º Round: Pantoja finaliza de olho no título
Ao contrário do round anterior, esse começou com os atletas mais dispostos a trocar. Todavia, analogamente ao primeiro assalto, Pantoja ainda tinha a vantagem na luta em pé. Ao passo que o brasileiro pontuava, o americano se aproximava da grade. Vendo a oportunidade, Pantoja tentou colocar a luta pra baixo e conseguiu. Em seguida, o brasileiro pegou as costas do adversário e encaixou os ganchos.
Quase que simultaneamente, Pantoja passou a cana do braço no pescoço de Royval. Sem dar chance de defesa ao oponente, o brasileiro apertou o estrangulamento até que aos 3:14 o americano bateu.
Make that TWO in a row for @PantojaMMA 👏
[ #UFCVegas34 | We're LIVE on @ESPN & @ESPNPlus ] pic.twitter.com/qU90822rln
— UFC (@ufc) August 22, 2021
Alexandre Pantoja x Brandon Royval – E agora?
Por fim, Pantoja contabilizou sua 24ª vitória e nona finalização na carreira. Além disso, o brasileiro ganhou nova chance de competir pelo título dos pesos-mosca. Em contrapartida, Brandon Royval acumulou a segunda derrota seguida no UFC. O americano ficou agora com 6 derrotas no cartel, sendo esse o seu primeiro revés por finalização na carreira.
Foto: Reprodução / Getty Imagens
Natural de Niterói, Rio de Janeiro, jornalista fã de esportes e heavy metal. Originário das redações de jornais como LANCE! e Jornal do Brasil, hoje exercendo a mesma paixão de escrever por meio da internet.