A morte de Stephan Bonnar, lenda do MMA e membro do Hall da Fama do UFC, chocou a comunidade de lutas. O norte-americano, que foi finalista da primeira edição do The Ultimate Fighter, faleceu aos 45 anos, em Las Vegas, no dia 22 de dezembro. O motivo, que antes era um mistério, foi revelado.
Em nota oficial publicada dois dias depois da morte de Bonnar, o UFC anunciou que o lutador teria falecido por complicações cardíacas. No entanto, segundo o escritório legista do Condado de Clark County, em Nevada, Stephen teve uma overdose acidental por intoxicação de fentanil. O relatório foi publicado pelo MMA Fighting, mas nenhum outro detalhe foi revelado devido às leis de privacidade médica.
VEJA TAMBÉM
+ Nate Diaz tem mandado de prisão emitido após suposta briga de rua
++ De piloto a ex-lutador: os segredos dos árbitros do UFC
O que é fentanil?
O fentanil, medicamento de efeitos analgésicos e sedativos potentes, é alvo de preocupação nos Estados Unidos.
Usado como medicamento para dores e anestesias, tem efeitos que colocam em risco à saúde, caso não seja administrado por agentes de saúde. Ele é até 100x mais forte que a morfina.
A substância é avaliada por especialistas como altamente viciante – sendo apontada por determinados médicos como uma das mais letais da história do país.
Segundo o Instituto de Abuso de Drogas, cerca de 70 mil mortes foram relatadas em 2021 por sintéticos – incluindo o fentanil.
Stephan Bonnar e a importância para o UFC
Stephan Bonnar teve atuação decisiva para a ascensão do UFC no MMA. O norte-americano, segundo Dana White, apareceu para salvar a organização de uma possível falência em 2005 ao participar do The Ultimate Fighter (TUF) e protagonizar uma das maiores lutas da história do esporte contra Forrest Griffin. O confronto está no Hall da Fama.
Apesar de ter sido superado na decisão unânime, Bonnar ganhou um contrato com o Ultimate e atuou com as luvas da franquia por sete anos – com destaque para o duelo contra Anderson Silva, pelo UFC 153, no Rio de Janeiro. Contudo, o norte-americano acabou nocauteado no primeiro round.
O Psicopata Americano, como era conhecido, lidou com graves lesões em sua carreira, que foi encurtada pelos problemas clínicos. Ele somou um cartel de 15 resultados positivos e nove negativos no MMA.
The UFC family is saddened by the passing of UFC Hall of Famer Stephan Bonnar. We send our sincerest condolences to his family and friends.
— UFC (@ufc) December 24, 2022