Dias antes do fim do relacionamento entre o UFC e a USADA pelo esquema de testes antidoping que revolucionou o MMA, uma lista curiosa foi divulgada pelo site “MMAJunkie” mostrando os atletas que foram mais testados durante o ano de 2023 pela empresa.
De acordo com a reportagem que obteve dados oficiais através do site oficial da empresa, um brasileiro é o líder no quesito: o peso médio Paulo Borrachinha, que foi submetido ao procedimento coordenado pela USADA em 36 oportunidades.
Além de Borrachinha, o top 3 é formado pois americanos. O peso mosca Charles Johnson foi submetido a 33 testes oficiais da USADA, enquanto o campeão peso pesado Jon Jones passou por 26 procedimentos. Duas brasileiras também aparecem entre os 10 atletas mais testados de 2023: Ariane Carnelossi com 23 e Jéssica Andrade com 21.
This year, UFC saw a total of 20 fighter suspensions by USADA/WADA.
USA 🇺🇲 -> 10 fighters
Brazil 🇧🇷-> 9 fighters
Egypt 🇪🇬-> 1 fighterSome notable fighters (Thread 🧵): pic.twitter.com/uDxpb8Bl35
— FightMates (@xfightmates) December 21, 2023
O fim da parceria entre UFC e USADA
Depois de oito anos de uma parceria que revolucionou o esporte de artes marciais mistas, o UFC teve um problema sério que envolveu o retorno de Conor McGregor para justificar o fim da relação com a agência antidoping.
Em outubro, o UFC negociava com McGregor para que o irlandês enfrentasse Michael Chandler no UFC 300, que será realizado no dia 13 de abril, para promover o confronto entre os dois treinadores da última temporada do reality show The Ultimate Fighter. No entanto, a USADA requer que um atleta passe por testes durante um período de seis meses antes de ser autorizado a voltar a competir, impedindo os planos da organização.
VEJA TAMBÉM:
+ Dana White detona atuação de Colby Covington no UFC 296
++ UFC 296: Alexandre Pantoja domina adversário e mantém cinturão
Quando McGregor anunciou que estava de volta aos testes da USADA e que passaria pela rotina de seis meses imposta pela organização antidoping, o UFC surpreendeu ao anunciar que estaria rompendo relações com a empresa no dia 31 de dezembro de 2023. Agora, a organização quer promover sua rotina de exames de forma autoral em parceria com algum laboratório privado, mas detalhes ainda não foram fornecidos.