Grande surpresa para o retorno do UFC ao Rio de Janeiro, o ex-campeão peso pena José Aldo foi escalado para a luta coprincipal do UFC 301, no próximo sábado (04), para enfrentar o perigoso porém desconhecido Jonathan Martinez pela categoria dos galos.
O confronto marca a volta do ‘Campeão do Povo’ ao octógono pela primeira vez desde o meio de 2022, quando anunciou sua aposentadoria do esporte logo após a derrota para Merab Dvashvili e decidiu focar em sua trajetória no boxe – seu grande sonho. Em 2023, inclusive, José Aldo chegou a ser introduzido oficialmente ao Hall da Fama do UFC como membro da ala moderna do esporte em uma cena inesquecível. Na última quarta-feira (01), o atleta participou do Media Day e explicou seus motivos para voltar ao MMA.
Aldo explicou que as conversas para seu retorno começaram em janeiro em uma conversa com Dana White e o matchmaker Sean Shelby, mas não existia um planejamento para que este confronto acontecesse no Rio de Janeiro ou no Brasil. Além disso, a proposta inicial era que o confronto fosse contra o ex-campeão Dominick Cruz, no entanto, o americano teve problemas e Martinez foi convocado para enfrentar o “Rei do Rio”.
– Quando eu comecei a conversar com o Dana e com o Sean sobre minha volta, não tinha nenhum plano para ser no Rio, nenhum nome, adversário ou qualquer coisa assim. O primeiro nome que nós conversamos foi o Dominick Cruz. Eu ia enfrentar o Dominick Cruz, mas ele teve alguns problemas com seu camp e nós aceitamos contra o Jonathan Martinez. Acabou sendo no Rio, que foi uma coincidência -, afirmou José Aldo.
🇧🇷 Jose Aldo vs. Chad Mendes in Rio, 2014.
They went after each other's heads since the bell rang 💀 pic.twitter.com/F95zcL7So5
— Home of Fight (@Home_of_Fight) May 2, 2024
O confronto entre José Aldo e Dominick Cruz é especulado há mais de dez anos pela trajetória de ambos no MMA, já que os dois foram campeões do extinto WEC e do UFC ao mesmo tempo. No entanto, o brasileiro revelou que nunca teve muita vontade de enfrentar o americano, especialmente agora que o mesmo encara uma sequência de derrotas na carreira. Além disso, o “Rei do Rio” ainda revelou que seu pedido inicial foi para enfrentar Cory Sandhagen pela vontade de enfrentar um top 5 da categoria, mas que uma lesão impossibilitou o confronto.
– Eu acho que os fãs estão esperando para assistir essa luta há muito tempo. Dois ex-campeões dos tempos de WEC, dois ex-campeões do UFC, mas ele não é quem eu pedi. Eu queria enfrentar alguém do top 5. Foi isso que eu pedi ao UFC. Dominick está vindo de uma série de derrotas, e o Jonathan Martinez está vindo de várias vitórias consecutivas. Eu pedi para lutar com o Cory Sandhagenn, mas acho que ele tinha lutado, aí machucou e não teve essa possibilidade. Depois me ofereceram o Dominick e fechamos com o Jonathan Martinez -, revelou.
Aposentadoria? Foco no boxe? José Aldo fala sobre futuro após o UFC 301
Fazendo a última luta de seu contrato com o UFC, José Aldo já afirmou que pretende avaliar seu desempenho contra Martinez antes de tomar uma decisão sobre seu futuro, seja para renovar seu vínculo e seguir na organização ou para voltar a se aposentar do esporte e focar no boxe. O lutador, inclusive, revelou que recebeu uma proposta para assinar um novo contrato com o Ultimate, mas recusou – assim como disse ‘não’ para outras propostas de outros eventos.
– Primeiro o meu plano é fazer essa luta e depois da minha apresentação eu vejo como eu vou estar, né, onde eu posso me colocar. No começo das nossas conversas, a gente teve a possibilidade, sim, de renovar. Era uma coisa que o Dana queria pelo fato de não querer que eu fizesse só essa luta e depois pudesse ir para qualquer outro lugar, mas eu acho que não, eu prefiro fazer por partes. Não estou pensando em dinheiro ou qualquer coisa. Eu quero, sim, lutar e fazer uma ótima apresentação, para daí a gente ter noção de onde eu estou. Quando eu parei, logo me ofereceram lutas, para eu ir para outras organizações com ótimos valores, até mesmo mais do que eu ganhava no Ultimate, mas não, nunca foi sobre isso, mas sim a vontade de ser campeão -, afirmou Aldo.
Card do UFC 301, no Rio de Janeiro, com Pantoja e José Aldo
O UFC 301 será realizado na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, no próximo sábado (04) com início previsto às 19h (horário oficial de Brasília). Confira o card do evento:
Cinturão peso mosca: Alexandre Pantoja (c) vs. Steve Erceg
Peso galo: Jonathan Martinez vs. José Aldo
Peso meio-pesado: Anthony Smith vs. Vitor Petrino
Peso médio: Michel ‘Demolidor’ Pereira vs. Ihor Potieria
Peso médio: Paul Craig vs. Caio Borralho
Peso pena: Joanderson Brito vs. Jack Shore
Peso palha: Karolina Kowalkiewicz vs. Iasmin Lucindo
Peso leve: Elves Brener vs. Myktybek Oroibai
Peso pena: Jean Silva vs. William Gomis
Peso leve: Joaquim Silva vs. Drakkar Klose
Peso leve: Mauricio Ruffy vs. Jamie Mullarkey
Peso mosca: Dione Barbosa vs. Ernesta Kareckaite
Peso leve: Ismael Bonfim vs. Vinc Pichel
Peso mosca: Alessandro Costa vs. Kevin Borjas