Cara de Sapato: conheça a trajetória do lutador do TUF que foi parar no BBB

Matheus Costa | 16/03/2023 - 12:23

Antônio ‘Cara de Sapato' alcançou a grande mídia ao se tornar, em janeiro, um dos participantes do programa Big Brother Brasil. O lutador de MMA é um velho conhecido dos fãs do esporte ao longo da última década e sua trajetória na carreira vai muito além do que mostrou durante o BBB 23 até então.

Foi através de um reality show da Rede Globo, inclusive, que Cara de Sapato teve sua primeira exposição em rede nacional e alavancou sua carreira. Inclusive, caso vença o BBB 23, esta não será a primeira vez que o lutador ganha uma quantia milionária através de uma competição.

Por que Cara de Sapato?

‘Cara de Sapato’ surgiu de forma inesperada. Em entrevista à ‘Acontece’, o participante do BBB explicou que seu característico apelido teve início com um de seus treinadores de jiu-jitsu, que o comparou com um sapato de bico fino. O cognome pegou e o seguiu para o seguimento de sua carreira.  

— Foi um apelido dado por um dos meus professores de jiu-jitsu, no Rio de Janeiro. Ele era brincalhão. Uma vez, eu o chamei de queixo de faraó. Em seguida, ele respondeu: ‘E sei queixo, que parece um sapato bico fino?'. A galera começou a me chamar de Cara de Sapato e pegou para sempre.

LEIA MAIS: 

+ Francis Ngannou abre o jogo sobre futuro no MMA: ‘Tomei uma decisão”

++ Makhachev diz que McGregor foge de luta por que está ‘bebendo e fumando o dia todo' 

TUF Brasil

A lendária edição do The Ultimate Fighter Brasil 3 protagonizou a rivalidade entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen, treinadores da temporada. Dentro do octógono, quem chamou atenção e se destacou foi justamente Antônio Cara de Sapato.

Membro do time do Wanderlei Silva, Cara de Sapato competiu pela divisão dos pesados e somou grandes atuações durante a temporada, com dois nocautes e uma finalização. Com vaga garantida para a final, ele derrotou Vitor Miranda, conquistou o prêmio em dinheiro e assinou com o UFC.

Trajetória no UFC

Cara de Sapato competiu no UFC durante sete anos com uma trajetória de respeito. Em três categorias diferentes, o baiano anotou sete vitórias, cinco derrotas e uma luta sem resultado em 13 confrontos.

Seu principal momento na organização veio entre 2016 e 2017, quando somou cinco vitórias consecutivas e ficou numa boa situação na divisão dos médios. Por conta de lesões, suas próximas três lutas vieram nos três anos seguintes, com três derrotas e o fim de seu contrato.

Campeão no PFL

Antonio Cara de Sapato (Foto: Cooper Neill/PFL)
Antonio Cara de Sapato em vitória na PFL. (Foto: Cooper Neill/PFL)

Depois do fim de seu contrato com o UFC, Cara de Sapato assinou com a PFL para competir no torneio de meio-pesados. A atuação do baiano foi acima do esperado, com quatro lutas e a conquista do sonhado campeonato que lhe rendeu um prêmio milionário.

Com três vitórias e uma luta sem resultado, sendo três por finalização, Cara de Sapato venceu Marthin Hamlet por finalização no primeiro round e conquistou o campeonato dos meio-pesados. De quebra, recebeu a premiação no valor de 1 milhão de dólares (R$ 5,1 milhões).

Polêmica no BBB

Perto de chegar ao top 10 do Big Brother Brasil, Cara de Sapato se envolveu uma polêmica. No dia de seu aniversário, nesta quinta-feira (16/03), durante uma festa na casa, o lutador foi criticado por seu comportamento e acusado de assédio pela internet por atitudes com a participante mexicana Dania Mendez, que chegou à casa no dia anterior pelo reality show “La Casa de Los Famosos”.  

Enquanto se preparava para dormir, Sapato abraçou Dania e deu um beijo de selinho na mexicana. O lutador, posteriormente, seguiu com investidas em uma cama de casal e chegou a ouvir da participante que ele estaria bêbado. A web repercutiu a cena e o colocou nos “Assuntos do Momento”, do Twitter. Com a polêmica, seu perfil oficial – comandado por outras pessoas enquanto ele está na casa – se pronunciou sobre o assunto.  

– Sobre a madrugada: sabemos que certas atitudes não podem acontecer nem por brincadeira. Por isso, nossas sinceras desculpas à Dania e sua família pelos acontecimentos. Quando sair da casa e ver essas imagens, Sapato vai precisar entender o que aconteceu, rever comportamentos, se desculpar e aprender que há limites que não podem ser ultrapassados -, escreveu.  

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.