Lutas e MMA UFC

Os melhores filmes de MMA da história; veja lista

Anderson Silva UFC MMA. Foto: SUSA / Icon Sport

O MMA não poderia ficar de fora das grandes histórias contadas nos cinemas. Com o passar dos anos, a indústria cinematográfica olhou com maior carinho para as artes marciais mistas. O Quinto Quarto BR reuniu os maiores filmes e documentários, que alcançam públicos além dos fanáticos pelo esporte. 

Tapped Out – A Revanche (2014)

Uma história de revanchismo é contada em Tapped Out após o protagonista do filme, Michael Shaw, ver seus pais serem assassinados por um assaltante. Ele começa a treinar karatê e, após encontrar o homem em um torneio de MMA, decide se vingar. 

Shaw, inclusive, conta com um apoio de peso para conseguir encarar e vencer o vilão. O personagem principal treina com Anderson Silva e Lyoto Machida, que fazem participações especiais.

Professor Peso Pesado (2012)

Fã confesso de MMA, o humorista Kevin James interpreta o professor Scott Voss, que ensina biologia no Ensino Médio e vê no MMA uma forma de arrecadar fundos para que a escola em que trabalha não entre em falência. Ele também é treinado pelo ex-campeão do UFC, Bas Rutten, em busca do sonho de chegar a competir na companhia de Dana White. 

Além de Rutten, personalidades conhecidas como Joe Rogan e Bruce Buffer, além dos ex-lutadores Chael Sonnen e Wanderlei Silva, também são vistos no longa-metragem. Se você quer rir com um grande filme de comédia sobre o esporte, o Professor Peso Pesado é o filme perfeito.

Hamill (2010) 

Inspirado em história real, Hamill conta a trajetória do ex-participante do The Ultimate Fighter e lutador do UFC, Matt Hamill, que foi o primeiro atleta de MMA surdo — que superou seus limites para ingressar no maior palco das artes marciais do mundo.  

O ponto diferencial de Hamill é que não é um filme sobre lutas, mas uma reflexão sobre sua vida e todas as batalhas que precisou lidar enquanto criança até a conquista do NCAA pelo wrestling e entrada no Ultimate. 

Anderson Silva: Como Água (2012) 

Uma das maiores rivalidades da história do MMA foi ilustrada no documentário Anderson Silva: Como Água. O Spider, que na época era campeão peso-médio (até 83,9 kg) do UFC, precisou lidar com provocações intensas de Chael Sonnen — que fazia um papel de vilão da vida real.  

A história também mostra como Anderson Silva precisou se adaptar e moldar como uma água (tal qual o nome do documentário) para seguir no topo do mundo contra o maior adversário de sua carreira. Foi o maior momento da carreira do brasileiro.  

Mais Forte que o Mundo – José Aldo (2015) 

O filme biográfico de José Aldo, intitulado de Mais Forte que o Mundo e interpretado por José Loreto, ganhou grande relevância e chegou a ser indicado ao Prêmio Emmy. Com direção de Afonso Poyar, o roteiro retrata a história do Campeão do Povo — que saiu da periferia de Manaus rumo ao Rio de Janeiro para se consolidar como um dos maiores nomes da história do MMA.  

Além de Loreto, a obra também conta com Cléo Pires, Claudia Ohana, Jackson Antunes e Rafinha Bastos.  

Quebrando Regras (2008) 

O filme Quebrando Regras é o clichê que funcionou e atraiu fãs em todo o mundo. Treinos duros, trilha sonora agitada, lutas intensas, valentões que se dão mal, mocinhos que dão a volta por cima… A história passa pela perspectiva de Jake, que aprende técnicas marciais para controlar sua agressividade, deixar os problemas de lado e se defender dos agressores.  

A ideia é desenvolvida por meio da disciplina em uma academia de MMA. Tamanha repercussão, inclusive, fez com que Quebrando Regras ganhasse uma trilogia — ainda que as outras duas não tenham a mesma aceitação do público.  

The Hurt Business (2016) 

O documentário The Hurt Business traz um enredo diferente de qualquer outro filme da lista. Com o diretor Vlad Yudin, a história do MMA é contada pela perspectiva de especialistas, além de bastidores de lutadores renomados, como Jon Jones, Michael Chandler, Chuck Liddell e Ronda Rousey.  

Há uma visão detalhada sobre como o esporte pode impactar na cabeça dos lutadores, além de relatos médicos. Ex-lutadores, da antiga geração, também abordam o delicado tema sobre traumas cerebrais — como demência pugilista e Alzheimer.  

Ferida (2020)

Do topo ao anonimado. Protagonizado pela estrela cinematográfica Halle Berry, o filme Ferida apresenta Jackie Justice, ex-lutadora de sucesso que deseja recuperar sua carreira após ficar dez anos longe do MMA.  

Com problemas internos, ela também tenta dar uma vida melhor ao filho de 6 anos que voltou para sua vida. A trama é emocionante e vale ser assistida! 

Guerreiro (2011) 

Guerreiro é um dos mais populares entre os amantes de MMA. Protagonizado por Tom Hardy, o personagem lida com problemas familiares e uma rixa com um irmão — que entra em uma mesma competição pelo prêmio de US$ 5 milhões.  

A trama ganha cenários de tensão e lutas, com Hardy tendo se preparado com treinos em academias de MMA. O enredo também conecta os lutadores famosos e bastidores conturbados, de altos e baixos. Está no top 1 da lista! 

Popular

To Top