Grande esperança do Brasil na categoria feminina dos galos do UFC, Mayra Sheetara ganhou a sua grande oportunidade de fazer história. A brasileira foi escalada para disputar o cinturão da divisão contra a norte-americana Raquel Pennington na luta principal do UFC 297, em janeiro. A informação é do site “AG Fight”.
O evento será realizado na cidade de Toronto, no Canadá, mas ainda não possui card ou qualquer outra luta oficializada. A disputa de cinturão vai coroar uma nova campeã dos galos pela primeira vez desde a aposentadoria de Amanda Nunes, que deixou o título da divisão vago ao anunciar seu adeus do MMA em junho. Com Mayra Sheetara, o Brasil pode continuar seu reinado na divisão de até 61kg.
VEJA TAMBÉM:
+ Exclusivo: Nocauteador, Elizeu Capoeira promete show no UFC São Paulo
++ Exclusivo: Da química ao MMA, Caio Borralho promete nocaute no UFC São Paulo
Mayra Sheetara vire o auge e terá disputa de cinturão após doping
Mayra Sheetara conseguiu a maior vitória de sua carreira em sua última luta ao finalizar a ex-campeã da categoria Holly Holm em julho. No entanto, a brasileira acabou tendo sua vitória revertida para no-contest após cair no doping por uso da substância ácido ritalínico. Ao site “MMA Fighting”, ela explicou que faz uso de medicação para tratar transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) há três anos.
Mesmo com a mancha do doping, que lhe custou uma suspensão de poucos meses aplicada pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC), Mayra Sheetara vive o melhor momento de sua carreira no UFC. Atleta da Chute Boxe Diego Lima, a paulista de 32 anos subiu para a categoria dos galos em 2022 e somou três vitórias desde então, sendo duas delas por finalização.
Velha conhecida da categoria dos galos, a veterana Raquel Pennington terá mais uma oportunidade de disputar o cinturão dos galos e tentar alcançar o maior feito de sua carreira. Com cinco vitórias consecutivas, incluindo um resultado contestável sobre a brasileira Ketlen Vieira em 2023, Pennington disputou o cinturão contra Amanda Nunes em 2018, no Rio de Janeiro, e acabou sendo derrotada por nocaute técnico no quinto round.
O UFC 297 será realizado no dia 20 de janeiro.
🚨 A new champion will be crowned! 🇺🇸 Raquel Pennington and 🇧🇷 Mayra Bueno Silva will battle for the vacant UFC bantamweight title at #UFC297 on January 20.
Who will reign as the NEW queen of the 135lbs division in this post-Nunes era? 🏆🥊 #WMMA #UFC pic.twitter.com/91SRI17CD3
— Women’s MMA Rankings (@WMMARankings) November 3, 2023