COLUNAS

Matt Serra – Uma lenda do MMA

Primeiramente, contaremos aqui a história dos atletas que ajudaram a construir esse esporte. O ex-campeão meio médio do UFC (até 77,11 kg), Matt Serra é sem dúvidas uma dessas lendas. Um dos dois únicos homens a conseguir o feito de vencer George Saint Pierre. Nesse sentido, Matt Serra é um importante personagem do MMA mundial e você vai conferir aqui sua história.

INÍCIO DA CARREIRA

De antemão, falar da história de Matt Serra (47 anos) é contar um pouco da própria história do MMA. De fato, “The Terror”, começou muito cedo no mundo das artes marciais.  No entanto, para o norte americano de East Meadow, a virada em sua carreira veio nos anos 1990 quando começou a treinar jiu-jitsu com Renzo Gracie.

Nesse sentido, foi sob a tutela da Família Gracie que ele recebeu sua faixa-preta em 2000. Além disso, disputou diversos campeonatos de grappling, chegando a conquistar a medalha de ouro no pan-americano em 1999 na faixa roxa e o bronze no mundial, na faixa marrom. Sendo assim, parecia questão de tempo até que Matt Serra fosse buscar lugar ao sol no Ultimate.

De fato, com o MMA começando a se consolidar ele já disputava campeonatos locais e não demorou para ser convocado. Ele desembargou no UFC em 04 de maio de 2001 na edição 31 do evento. Na ocasião sofreu um nocaute para Shonie Carter. Perdeu a invencibilidade no MMA, mas todos sabiam que a jovem promessa de 26 anos na época tinha mais a oferecer.

ASCENSÃO / AUGE

Em síntese, Matt Serra, além de ser um legítimo representante do Gracie Jiu-jitsu, era um lutador carismático. Nesse sentido, entre derrotas e vitórias ia se mantendo na organização como um lutador mediano. Porém a grande chance de sua carreira veio na TUF4. Na época o torneio oferecia aos seus vencedores o direito de disputar o cinturão contra os jovens campeões Anderson Silva e George Saint Pierre.

De fato, Matt Serra não só conseguiu a vaga na disputa vencendo Chris Lytle, como em abril de 2007 fez o quase impossível. Isso porque o canadense George St. Pierre vinha de vitória sobre o temido Matt Hughes e era o favorito absoluto na disputa contra Matt Serra.

Apesar de ser um lutador duro, The Terror parecia não ter chance. Para termos uma ideia as odd da época giravam em torno de – 1300 em favor do campeão. Porém, o MMA não é considerado um esporte empolgante à toa. Em suma, Matt Serra foi lá e quebrou a banca vencendo o campeão e protagonizou uma das maiores zebras da história do MMA.

Na sequência, um ano depois George Saint Pierre recuperou seu cinturão, porém Matt Serra já era um fenômeno e ficou imortalizado como um dos dois únicos lutadores até hoje a derrotar o “The Rush”.

LUTAS MARCANTES

Seja como for, podemos dizer que Matt Serra teve uma carreira de sucesso no MMA. Depois das disputas contra George St Pierre, se despediu oficialmente em 2010 numa revanche para Chris Lytle onde foi derrotado. Continuou sua carreira como treinador na SERRA-LONGO FIGHT TEAM e foi consagrado ao Hall da Fama do UFC em 2018.

No TOP 3 de suas lutas, destacamos três combates emblemáticos para sua carreira. Em terceiro lugar, Matt Serra x Shonie Carter I, onde na chegada a organização sofreu um duro nocaute. Ele poderia ter desistido, taxado de unidimensional, não só se manteve firme, como chegou a disputa de cinturão. Nesse sentido, em segundo lugar, Matt Serra x Chris Lytle I, foi um combate fundamental para sua carreira, aquela decisão dividida lhe rendeu a chance de disputar o cinturão.

Por fim, em primeiro lugar, não poderíamos deixar de mencionar o seu grande feito. Ao entrar na arena do Toyota Center, em Houston, sabia que precisava ser tudo o que ele ainda não tinha mostrado. Assim, o UFC 69 no dia sete de abril de 2007, noite que antecedeu a última edição do Pride, se tornou uma das mais importante do MMA. Pois, quando o direto de direita entrou e levou o campeão ao chão, Matt Serra precisou só de mais alguns golpes para John McCarthy declarar o TKO e o passe do “The Terror” para se tornar uma lenda do esporte.

Foto Destaque: Reprodução / Quinto Quarto

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

NFL, NBA MMA e MLB. Notícias, relatos e colunas. E uma pitada de humor de tiozão. Contato: contact@quintoquartobr.com
Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright © 2015 The Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top