Lutas: Steven Seagal aceita treinar jovens para as Forças Armadas na Rússia

Igor Ribeiro | 20/03/2023 - 15:20

Ícone americano dos filmes de ação nos anos 90, Steven Seagal aceitou embarcar em uma aventura desafiadora. O ator esteve presente em uma inauguração de uma academia de aikido, em Moscou, na Rússia, e aceitou treinar jovens russos para serviço nas Forças Armadas do país.  

Seagal tem nacionalidade russa desde 2016 e é próximo ao atual presidente Vladimir Putin, sendo representante de relações humanitárias entre o país e os Estados Unidos. Faixa-preta sétimo dan de Aikido, ele diz ser capaz de desenvolver a arte marcial com jovens locais. O intuito é aumentar a motivação, bem como prepará-los para os serviços.  

— Os jovens que vi hoje têm um grande potencial. Vamos planejar mais centros desse tipo para desenvolvê-lo. É importante que o desenvolvimento do aikido avance em um ritmo mais rápido –, disse Seagal em entrevista à ‘TASS’. 

Aikido 

O aikido é uma arte marcial que prega a harmonia, além de ser ligada à defesa pessoal e pregar o princípio de não agressão. Steven Seagal, que é especialista em artes marciais, divulga a modalidade em seus filmes. Nas regras, não há luta de solo e progressões, como no jiu-jítsu.  

A Rússia, no entanto, vive momento de Guerra com a Ucrânia, que levou atletas russos e bielorrussos a serem excluídos de esportes internacionais. As sanções impedem o país de disputar e sediar eventos esportivos. 

Escrito por Igor Ribeiro
Igor Ribeiro é especialista em lutas e MMA e começou a carreira na área como redator e repórter do site Super Lutas, até se tornar coordenador. Foi reporter do Quinto Quarto até julho de 2023.