Lenda do jiu-jitsu enfrenta grave infecção, relata desafio e passa por cirurgia

Igor Ribeiro | 24/05/2023 - 10:00

No mundo das artes marciais, Gordon Ryan é considerado uma verdadeira lenda do jiu-jitsu. Seus feitos no tatame o colocaram no topo da hierarquia do esporte. No entanto, recentemente, o atleta enfrentou um desafio totalmente diferente quando foi diagnosticado com uma grave infecção na garganta, que exigiu uma cirurgia urgente.  

Em suas redes sociais (clique aqui para ver a publicação), Ryan decidiu compartilhar detalhes da jornada e revelou ter passado por difíceis obstáculos. O norte-americano relata ter percebido um desconforto no local ao retornar de Abu Dhabi e teve dificuldade de respirar e engolir. Ele diz não ter data oficial para voltar às competições.  

VEJA TAMBÉM

+UFC: campeão sugere novo cenário para rivalidade entre Poatan e Adesanya

++ UFC: Khamzat Chimaev sobe tom e desafia ex-campeão dos meio-médios

— Não tenho certeza de quando voltarei a competir. Quando voltei da viagem de Abu Dhabi, tive um caso grave de infecção na garganta que acabou comigo no hospital. Minha garganta inchou e fechou. Os médicos também não conseguiam descobrir como poderia curar. Ao todo, fiz sete dias de amoxicilina e uma infecção. Em um dia, minha garganta voltou a inchar. Eles me deram uma injeção de penicilina em dez dias e, mesmo assim, não deu jeito. Então, mudei para clindamicina e funcionou. Tomei mais de 40 dias de antibióticos seguidos — 

Quem é Gordon Ryan, lenda do jiu-jitsu? 

Gordon Ryan é lenda do jiu-jitsu. Foto: Reprodução/Instagram/@gordonlovesjiujitsu
Gordon Ryan é lenda do jiu-jitsu. Foto: Reprodução/Instagram/@gordonlovesjiujitsu

Uma das maiores lendas da história do jiu-jitsu, Gordon Ryan ganhou destaque por títulos importantes em categorias de peso distintas, além de faixas no absoluto — que coloca lutadores de todos os pesos para se enfrentarem.  

Ele acumula feitos notáveis, sendo campeão mundial da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), além de conquistar vitórias em eventos de prestígio, como o ADCC (Abu Dhabi Combat Club), considerado o torneio mais importante do jiu-jitsu sem kimono.   

Conhecido por seu estilo agressivo e técnicas impressionantes, o norte-americano ganhou fama internacional por sua dominância nos campeonatos de jiu-jitsu. Ele é conhecido pela excelência no “No-Gi”, uma modalidade em que os competidores não usam o tradicional uniforme do jiu-jitsu. 

A operação foi realizada com sucesso, porém, a recuperação não foi fácil. Gordon Ryan enfrentou dias de dor intensa e desconforto enquanto se restabelecia. Durante esse período desafiador, o atleta demonstrou calma e priorizou uma recuperação rápida.  

Atualmente, a lenda do jiu-jitsu está se recuperando progressivamente. Ele compartilhou que, apesar dos desafios enfrentados, sua determinação permanece inabalável. Ryan está ansioso para retornar aos tatames assim que sua saúde estiver totalmente restabelecida.