Lutas e MMA

Gilbert Durinho x Stephen Thompson como aconteceu – Resultado, destaque e reação

No co-evento principal do UFC 264, que ocorreu neste sábado (10) na T-Mobile Arena, em Las Vegas, Gilbert Durinho x Stephen Thompson se enfrentaram em um importante duelo na categoria dos meio-médios, que dependendo do resultado, poderia definir o próximo desafiante ao título.

Porém, apesar de ser considerado um grande azarão para o combate, pelo fato de que o encaixe técnico não o favorecia, o brasileiro acabou entregando uma performance surpreendente. Assim, com poucas dificuldades, conseguiu bater um dos lutadores mais perigosos da divisão.

1° Round – Durinho com plano de luta traçado

Logo no início da luta, Durinho já mostrou qual seria seu plano de luta: investir no grappling para evitar ao máximo a complexa e perigosa trocação de Thompson. Para isso, o brasileiro se lançou em um single leg que levou o americano para a grade, onde ajustou a posição e conseguiu derrubar. Fisicamente mais forte e com mais experiência no grappling, Durinho passou a maior parte do round segurando Thompson no chão, desferindo alguns socos no ground and pound. Faltando 30 segundos para o fim da primeira parcial, “Wonderboy” conseguiu ficar de pé e os dois trocaram golpes. O brasileiro chegou a encaixar bons cruzados, mas acabou escorrendo e não continuou a investida. Esse primeiro round foi um claro 10-9 para Gilbert Durinho.

2° Round – Wonderboy cresce na luta

Mais atento com a estratégia do brasileiro, Stephen Thompson buscou manter a distância com chutes para evitar a aproximação do adversário. Durinho tentava encurtar com cruzados, mas era recebido com diversos contragolpes do americano, que se movimentava muito bem e ia levando a melhor na luta em pé. Na reta final do round, o brasileiro mergulhou em um double leg e derrubou Thompson, que ficou de costas para a grade. Os dois trocaram golpes no ground and pound, até que a buzina anunciou o fim da segunda parcial da luta. Esse round foi um 10-9 para Stephen Thompson.

3° Round – Gilbert impõem pressão no ground and pound

Thompson voltou mais agressivo para o terceiro e último round, e aplicou combinações que ameaçaram o brasileiro. Faltando três minutos e meio para o fim da luta, Durinho acabou derrubado por chute rodado do americano, que aproveitou o momento e avançou. O brasileiro por sua vez encaixou um contragolpe que fez o adversário recuar, e em seguida, ele voltou a aplicar seu jogo de quedas. Uma vez no chão, Thompson foi vítima de um ground and pound agressivo e não conseguiu esboçar uma reação efetiva para o jogo do carioca. Sendo assim, Durinho passou todo o restante do round dominando por cima, e garantiu a vitória na pontuação dos juízes.

Esse round foi mais um 10-9 para Gilbert Durinho, que venceu o combate na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 29-28).

Gilbert Durinho e Stephen Thompson – E Agora?

Mesmo entregando uma excelente performance, Gilbert Durinho não deve disputar o cinturão com essa vitória, já que ele foi derrotado pelo atual campeão, Kamaru Usman, em fevereiro deste ano. Mesmo assim, o brasileiro se colocou de volta no caminho rumo ao título, mas vai precisar de mais resultados para atingir esse objetivo. Sabendo disso, o carioca já desafiou seu próximo alvo, o americano Jorge Masvidal, que estava presente na T-Mobile Arena e parece ter aceitado o desafio.

Por outro lado, Stephen Thompson, que poderia disputar o cinturão caso tivesse vencido, só resta dar alguns passos para trás. Para seu próximo combate, o palestino Belal Muhammad seria um alternativa viável, pois é um nome em ascensão na categoria e possui a trocação como base.

Foto: Reprodução / Getty Imagens

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

To Top